terça-feira, 23 de abril de 2013

Quem será dono da bola? Líderes em posse, Bayern e Barça iniciam semis

info comparativo Bayern X Barcelona (Foto: arte esporte)
Ter mais posse de bola significa ser atacado por menos tempo e, consequentemente, ver as chances de sofrer um gol serem reduzidas. A frase parece tão óbvia e simples, mas foi com ela que o Barcelona se transformou numa das maiores equipes de futebol de todos os tempos. Nos últimos anos, houve os que conseguiram anulá-la com forte marcação, como o Chelsea e Real Madrid, mas enfrentá-la e superá-la em condições de igualdade ainda não se viu. Nesta terça-feira, a partir das 15h45m (de Brasília), pelo primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões, a geração de Xavi, Iniesta e Messi terá pela frente um adversário que tentará colocar o modelo em prova. Trata-se do Bayern de Munique, segundo maior dono da posse no torneio e motivado por sua torcida na Allianz Arena. Na quarta, também na Alemanha, Borussia Dortmund e Real Madrid farão a outra semifinal.

As estatísticas a favor do Barcelona impressionam qualquer um. São 301 jogos seguidos com maior posse de bola do que qualquer adversário. Quando foi inferior, no dia 7 de maio de 2008, ainda sob o comando de Frank Rijkaard, o Real Madrid apareceu com 50,5%. Apenas meio porcento a mais na goleada merengue por 4 a 1, pela antepenúltima rodada do já definido Campeonato Espanhol da temporada.

Desde aquele jogo, o Barça atuou por 186 vezes no Espanhol, 62 na Liga dos Campeões, 39 na Copa do Rei, oito na Supercopa da Espanha, quatro no Mundial de Clubes e dois na Supercopa da Europa. Rijkaard participou de duas partidas desta sequência e abriu o caminho para Pep Guardiola se consagrar com 247. Tito Vilanova e Jordi Roura acumulam 52.

Foi na atual edição da Liga dos Campeões que o Barcelona chegou à sua posse recorde. Durante o confronto diante do Celtic, fora de casa, os catalães atingiram 89% (terminaram com 72%). Por obra do destino, acabaram derrotados por 2 a 1. Os números, porém, ajudaram o time de Lionel Messi a alcançar 68% de média, contra 57% do Bayern - o segundo geral.

Como consequência, entre os passes o panorama é o mesmo. De acordo com a página oficial da Uefa, o Barcelona trocou ao longo da competição 7.910 passes, com 83% de índice de acerto. O Bayern aparece bem atrás, com 6.011 (e 76%). Entre os jogadores, os destaques são Xavi, com 1.143 toques, e Lahm, o melhor do Bayern e quinto geral, com 667.

- Acho que nenhum dos times vai dominar. O jogo vai ter uma alternância de posse de bola, porque o nosso time gosta de jogar, gosta de ter a bola. O Barcelona também é assim, como todos sabem. Acho que as duas equipes vão ter a posse de bola e serão os pequenos de detalhes que decidirão o jogo. Um detalhe de posicionamento ou mesmo concentração tática - opinou o zagueiro brasileiro Dante, titularíssimo do Bayern.

Fonte: Globo Esporte

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Clássico Rei termina empatado e América continua na liderança

O Mecão não sabe o que é perder a exatamente 14 jogos


A partida mais esperada da quinta rodada do returno do Campeonato Potiguar terminou empatado por 1 a 1. E este não é um jogo qualquer. Isso porque, o Clássico Rei entre ABC e América é um dos mais conhecidos do Brasil. Só que neste domingo, os dois times saíram de campo com apenas um ponto cada.

Índio Oliveira, aos 26 minutos do segundo tempo abriu o marcador para os visitantes. Mas três minutos depois, Edson deixou tudo igual no Estádio Frasqueirão, em Natal. Mesmo com o empate, o América manteve a invencibilidade no estadual. São nada mais nada menos que 14 jogos sem perder.

O time já tinha garantido o título do primeiro turno do Potiguar. Com o resultado, o América continua na liderança, agora com 11 pontos. Já o ABC ficou com a terceira colocação somando oito pontos.

Teve mais
A rodada também teve outro clássico, o Potiba. Após a sapecada contra o América, o Potiguar-M não conseguiu a reabilitação contra o arquirrival Baraúnas, em Mossoró. O Alvirrubro, apesar da derrota por 1 a 0, ainda é o vice-líder, com nove pontos. Já o Baru chegou aos oito pontos, e fica com a terceira posição. Agora a diferença entre os dois times é de apenas um ponto. O gol da partida foi marcado por Fidelis aos 43 minutos da etapa inicial. A partida estava marcada para começar às 17 horas, mas por falta de bombeiros, o jogo atrasou e só terminou às 21h20.

Enquanto isso, o Alecrim recebeu o ASSU, no Ninho do Periquito, na Grande Natal, e venceu por 3 a 1. Felipe Moreira, Diego Pit Bull e Rico marcaram para os mandantes. Enquanto que Ricardinho descontou para os visitantes. O Verdão é o sexto colocado, com seis pontos, enquanto os visitantes caíram para o quinto lugar com sete.

Já o Corintians conseguiu a reabilitação contra o Santa Cruz, em Caicó. O Galo do Seridó venceu por 4 a 3. Agora o time é o penúltimo colocado com quatro pontos. Já os derrotados caíram para o último lugar com apenas três pontos.

Confira os jogos da quinta rodada:
Domingo
Alecrim 3 x 1 ASSU
Potiguar-M 0 x 1 Baraúnas
Corintians 4 x 3 Santa Cruz
ABC 1 x 1 América