quinta-feira, 17 de junho de 2010

Brasil - Medo de quem?

Na entrevista coletiva desta quinta-feira, "Robinho" disse que o time vai melhorar e que não há razão para temermos a Espanha, tida e havida, com toda razão, até a derrota na estreia para a Suiça, uma das fortes candidatas ao título mundial.

Claro! Jamais, em hipótese alguma, esteja praticando um futebol dos sonhos ou dos pesadelos, o Brasil deve temer quem quer que seja.

Isso não é bravata (nem ufanismo barato). É fato, baseado em toda a história construída pelo nosso futebol pentacampeão do mundo e solo do maior time de todos os tempos – o Santos de Pelé e cia.

Eles é que nos temem, mesmo quando nos apresentamos com um time ruim ou razoável.

Copa do Mundo é isso aí: a soma do estado emocional da turma mais a qualidade técnica dos jogadores em confronto, naquele exato momento.

Ainda não predigo a derrocada da Espanha, campeã europeia e seleção que apresentou, nestes quatro anos, o futebol mais envolvente e eficiente de todas. Afinal, tem bola para dar a volta por cima.

Mas, pegue, por exemplo, os jornais espanhóis na ressaca da derrota para a Suiça. A Espanha, como sempre, a manchete. Na linha fina: Mas continuamos os melhores do mundo.

Os meus amigos mais jovens não reconhecem aí o Brasil pré-58, quando clamávamos aos quatro ventos sermos os melhores do mundo, e nem mesmo uma tacinha sul-americana levantávamos. Era o complexo de vira-lata, ao qual se referia o dramaturgo e escritor Nélson Rodrigues.

Na Copa de 54, por exemplo, os que lá estavam relatam que entramos diante da Hungria com as pernas bambas e caímos de quatro. Mas, no Mundial seguinte, exorcizamos finalmente esse fantasma, e transformamos nosso medo no temor dos outros em relação a nós.

Esta é a grande chance de a Espanha romper esse círculo de giz que a impede de, nas Copas, realizar o que dela se espera na véspera, saindo da derrota inicial para uma campanha vitoriosa. Esse impulso, porém, tem de vir do fundo da alma espanhola, não apenas do bico da chuteira.

Quanto a nós, é seguir no passo traçado. Sem medo, com respeito, e tentando acrescentar algo mais ao futebol até aqui sem brilho, mas eficiente.

DESTA VEZ, HIGUAIN

A Argentina meteu a segunda goleada de uma Copa marcada pela modéstia nos placares: 4 a 1 na Coréia do Sul, que havia vencido seu jogo de estreia, diga-se: 2 a 0 na Grécia. E o nome do jogo foi Higuain, autor de três gols (o outro, contra).

Desta vez, Messi não brilhou como na estreia, e, novamente, não conseguiu empurrar a bola às redes, mesmo disparando duas vezes seguidas, à queima-roupa, no terceiro gol, aquele em que Higuain concluiu em posição de impedimento.

Mas, o meio de campo e o ataque foram mais harmoniosos, sobretudo depois da entrada de Aguero no lugar de Tevez. Não que o ex-corintiano estivesse mal na partida. Ao contrário. É que, por vocação, Tevez prefere carregar mais a bola, ao contrário de Aguero, que a tocou com rapidez e abriu a defesa adversária com sua movimentação perpendicular à área.

Em contrapartida, a defesa argentina, Diós! Não falo apenas da falha fatal de Demichaelis, que resultou no gol da Coréia. Falo de todo o sistema, especialmente o lado esquerdo, onde Heinze é um desastre permanente. Ainda mais depois da saída de Samuel, já no primeiro tempo.

Quer venha o melhor, o pior ou mesmo qualquer um!

Flamengo - Treinador admite que falta de reforços e indefinição nas renovações contrato atrapalham o planejamento, mas defende critérios da diretoria.

A demora nas contratações e renovações foi fato comentado abertamente por "Rogério Lourenço" nesta quinta-feira. O treinador admitiu que não contar com o grupo completo durante esse período de paralisação do Brasileiro atrapalha o planejamento da comissão técnica para a competição. Rogério, no entanto, defendeu a diretoria. Explicou que o clube está sendo criterioso nas negociações, e confirmou que o meia "Renato Abreu", do Al Shabab, e o atacante "Éder Luís", do Benfica, estão perto de um acerto com o Flamengo.

- Zico já falou sobre a questão de sigilo dos jogadores que vêm sendo negociados, mas tanto o Éder Luis como o Renato Abreu estão bem encaminhados. E existem outras possibilidades – disse Rogério.

Rogério comentou outros nomes, entre eles o já descartado Montillo. O argentino renovou seu vínculo com o Universidad de Chile.

- Rafael Sóbis foi o primeiro que eu indiquei, mas é quase impossível conseguir a liberação dele. O Montillo estamos observando desde os primeiros jogos da Libertadores. Conforme ele foi crescendo na competição, foi se valorizando e o preço subiu. O Kléber Pereira também foi um nome falado e é bom jogador. Mas não temos de ficar aqui falando de nomes. A prioridade do Flamengo é a permanência do Love – disse Rogério.

O treinador admitiu que o ataque é o setor mais carente, por hoje só contar praticamente com Diego Maurício e Vinícius Pacheco. Mas o técnico quer também jogadores para os outros setores, deixando claro que é preciso mais velocidade na definição do elenco.

- Se eu falar que (a demora) não incomoda, eu estaria mentindo. Queria os jogadores aqui com contrato renovado e de cabeça tranquila. Mas são coisas que acontecem no futebol, e a política da nova diretoria está correta. Ao mesmo tempo em que necessita de jogadores, o Flamengo tem de buscar o que for melhor. Não apenas uma solução paliativa. E isso pode exigir um pouco mais de tempo. Não posso fazer nada se vão chegar em cima ou não. Faz parte da negociação. Não vamos entrar em leilão de jogadores, tem de ser profissional. Mas atrapalha o planejamento todo. Só que eu não posso cobrar que a diretoria faça coisas sem responsabilidade. As coisas têm de ser feitas de maneira bem equilibrada – disse Rogério Lourenço.

A negociação com Renato Abreu é a mais adiantada de todas. O contrato do apoiador com o Al Shabab está terminando, e o Flamengo já tem um pré-contrato assinado. Seu empresário, Cláudio Guadagno, vem ao Rio de Janeiro nos próximos dias para resolver o caso. Sobre Éder Luís, o Flamengo está disposto a pagar uma compensação financeira ao Benfica para contratar o atacante por empréstimo. Com o jogador, já estaria tudo acertado.

Resultado deixa Uruguai e México, que se enfrentam na última rodada, com a possibilidade de empatarem e irem juntos para as oitavas de final da Copa.

Em uma partida em que a tensão e a pressão pela vitória formavam a dupla com a qual ambas as equipes precisavam se preocupar - e com a qual somente uma delas soube lidar - o México venceu a França por 2 a 0 - gols de Hernandez e de Blanco, de pênalti - em um jogo ruim e de baixo nível técnico, e que aumentou a crise por que passa a equipe europeia, rachada e com o treinador sem apoio da maioria dos jogadores e da imprensa de seu país. Para os mexicanos, a vitória ainda entra para a história por ser a primeira contra os franceses em sete duelos - os franceses haviam vencido cinco e empatado um nos seis encontros anteriores.
O atacante mexicano Hernandez passa pelo goleiro Lloriz e faz o primeiro gol do México contra a França.

Com o resultado, o México soma quatro pontos e lidera o Grupo B, ao lado do Uruguai. França e África do Sul somam um ponto, e se enfrentam na última rodada, com remotas chances de classificação, já que um empate entre mexicanos e uruguaios - que fazem o outro jogo do grupo - põe as duas seleções latino-americanas nas oitavas de final. Os dois jogos acontecem no dia 22 de junho, ambos 11h (16h de Joanesburgo).

Estudante treina com a Itália, mas vive situação constrangedora.

Universitário sul-africano ganha chance em coletivo italiano devido a atraso de jogador local, mas acaba passando por cena embaraçosa.

Um estudante universitário sul-africano conseguiu realizar um sonho de muitos que gostam de futebol. Ele foi convidado para participar do coletivo da seleção italiana nesta quinta-feira após um atleta local, chamado para completar o time reserva, ter se atrasado devido ao intenso trânsito em Centurion (África do Sul). Mas a experiência do jovem acabou marcada por um momento constrangedor. Ao tentar um peixinho no treinamento, ele se enrolou e ficou literalmente com a 'calça na mão'

terça-feira, 15 de junho de 2010

Seleção brasileira vence a Coreia do Norte por 2 a 1 na estreia da Copa

O futebol apresentado não foi convincente, mas a seleção brasileira começou com vitória a Copa do Mundo da África do Sul. Diante de mais de 50 mil torcedores no Ellis Park, em Johannesburgo, o Brasil derrotou a Coreia do Norte por 2 a 1 e começou o Mundial na liderança do grupo G com três pontos. Portugal e Costa do Marfim, que mais cedo empataram em 0 a 0, estão com um ponto.

Na próxima rodada, no domingo, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim enquanto a Coreia do Norte encara Portugal.

Apesar do futebol ruim apresentado no primeiro tempo, quando chegou a ser vaiado no intervalo, o time melhorou no segundo tempo e chegou aos gols com Maicon e Elano.

Pela oitava vez consecutiva o Brasil inicia uma Copa do Mundo com vitória. O 2 a 1 é o mesmo resultado das estreias do Brasil em 1998 e em 2002. Em ambas o Brasil chegou na final, mas foi campeão apenas há oito anos, quando a seleção do técnico Luís Felipe Scolari faturou o pentacampeonato.

O técnico não deve ter gostado do futebol apresentado no primeiro tempo. A equipe teve muitas dificuldades para furar a defesa da Coreia do Norte, que atuava muito fechada explorando os contra-ataques em velocidade quase sempre puxados pelo seu melhor jogador, Jong Tae-Se, conhecido como Rooney asiático.

A seleção teve como principal recurso de ataque os avanços do lateral Maicon pela direita, por onde surgiram as melhores ataques do Brasil. Por ali, Elano tentou duas vezes no início da partida, mas errou as finalizações.

Também foi por aquele setor que foi criada a melhor jogada do Brasil, quando aos 20, Luís Fabiano tocou para Robinho na área que chutou em cima do goleiro Myong-guk.

O Brasil mostrou mais uma vez ter dificuldade para furar uma defesa fechada e jogar sem sua principal arma nos últimos anos, o contra-ataque. Além disso, Kaká, o principal articular do meio-campo da seleção, não fazia uma boa partida.

Na defesa, o Brasil dava espaços nas costas dos laterais Maicon e Michel Bastos. Pelos dois setores, Tae-Se e Hong conseguiram levar algum perigo à defesa da seleção, mas sem assustar Júlio César. Os poucos chutes norte-coreanos foram sem direção, facilitando a vida do goleiro do Inter de Milão.

O Brasil voltou para a etapa final com a mesma formação e as mesmas dificuldades em entrar na fechada defesa norte-coreana. Mas conseguiu chegar ao gol em mais uma jogada pela direita. Elano tocou para Maicon na direita, que avançou em velocidade e, mesmo sem ângulo, chutou forte para abrir o placar.

Após o gol, o Brasil melhorou e poderia ter ampliado num chute de Michel Bastos aos 15 ou após a bela jogada de Robinho aos 17. Ele tocou para Luís Fabiano que dominou no peito e chutou por cima do gol.

Aos 26, Robinho fez outra bonita jogada pelo meio e encontrou Elano na área. O meia não perdoou e chutou cruzado para fazer o segundo gol.

Dunga ainda tentou ampliar o placar colocando o time mais ofensivo com as entradas de Ramires e Nilmar no time, mas foi a Coreia que diminuiu. Após lançamento na esquerda, Tae-Se cabeceou para o meio e Nam dominou, invadiu a área e bateu na saída de Júlio César.

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Local: Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, África do Sul

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria), auxiliado por Gabor Eros (Hungria) e Tibor Vamos

Cartão Amarelo: Ramires (Brasil)

Gols: Maicon aos 9 e Elano aos 26 minutos do segundo tempo para o Brasil e Nam aos 43 minutos do segundo tempo para a Coreia do Norte

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

Coreia do Norte: Ri Myong-guk, Pak Nam-chol, Pak Chol-jin e Ri Jun-Il; Cha Jong-hyok, Ji Yun-nam, Mun In-guk (Kim Kum-il), Ri Kwang-chon e An Yong-hak; Hong Yong-jo e Jong Tae-se. Técnico: Kim Jong-hun.


Campeonato de Máster - tem rodada nesta quarta feira confira!

O Campeonato de Máster de Caicó de 2010, tem mais uma rodada nesta quarta feira a partir das 18:30 horas no Estádio Marizão.
Veja os resutados da 1ª Rodada da competição:
Pelo Grupo “A”
Tiradentes 8 x 0 Asthon Vila
Itans 0 x 4 Moto Serviçe

Pelo Grupo “B”
Saudades 1 x 3 Lua Nova

Pelo Grupo “C”
Goiás 1 x 1 Serra Negra

Próximos Jogos: Quarta feira dia 16 de junho de 2010

Grupo “A” a partir das 18:30 horas
Tiradentes __X__ Moto Serviçe
A.M.F.C __X__ Saudades
Organização; Severino Sobrinho (Cocobil)

5ª Copa dos Comerciários de Caicó 2010, veja resultados da 1ª rodada!

A 1ª rodada da competição foi uma amostras de uma grande competição, com altíssima qualidades e grandes equipes.muitos torcedores estiveram presentes ao C.T. João Amaro e prestigiaram uma grande rodada com os seguintes resultados:
1º Jogo - Grupo”D” ás 18:15 horas
Liquigás 2 x 0 Starret Confecções

2º Jogo – Grupo “D” ás 19:10 horas
Chapéus Pinoty 1 x 4 Sup. Santa Rita “B”

3º Jogo – Grupo “A” ás 20:10 horas
Art. Design (Manguaça) 1 x 0 Sup. São José

4º Jogo – Grupo ”B” ás 21:10 horas
Seridó Tratores 0 x 2 Santana Veículos

Próximos Jogos: Dia 19/06 (Sábado) á partir das 18:15 horas

Café Itans __X__ Art. Design (Manguaça)
Starret Confecções __X__ Chapéus Pinoty
Sup. Santa Rita “A” __X__ Bonelaria B. Negócio
Sup. Santa Rita “B” __X__ Liquigás

Organização: SESC SERIDÒ
Instrutor de Esportes: Paulo Cêsar Medeiros