terça-feira, 15 de junho de 2010

Seleção brasileira vence a Coreia do Norte por 2 a 1 na estreia da Copa

O futebol apresentado não foi convincente, mas a seleção brasileira começou com vitória a Copa do Mundo da África do Sul. Diante de mais de 50 mil torcedores no Ellis Park, em Johannesburgo, o Brasil derrotou a Coreia do Norte por 2 a 1 e começou o Mundial na liderança do grupo G com três pontos. Portugal e Costa do Marfim, que mais cedo empataram em 0 a 0, estão com um ponto.

Na próxima rodada, no domingo, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim enquanto a Coreia do Norte encara Portugal.

Apesar do futebol ruim apresentado no primeiro tempo, quando chegou a ser vaiado no intervalo, o time melhorou no segundo tempo e chegou aos gols com Maicon e Elano.

Pela oitava vez consecutiva o Brasil inicia uma Copa do Mundo com vitória. O 2 a 1 é o mesmo resultado das estreias do Brasil em 1998 e em 2002. Em ambas o Brasil chegou na final, mas foi campeão apenas há oito anos, quando a seleção do técnico Luís Felipe Scolari faturou o pentacampeonato.

O técnico não deve ter gostado do futebol apresentado no primeiro tempo. A equipe teve muitas dificuldades para furar a defesa da Coreia do Norte, que atuava muito fechada explorando os contra-ataques em velocidade quase sempre puxados pelo seu melhor jogador, Jong Tae-Se, conhecido como Rooney asiático.

A seleção teve como principal recurso de ataque os avanços do lateral Maicon pela direita, por onde surgiram as melhores ataques do Brasil. Por ali, Elano tentou duas vezes no início da partida, mas errou as finalizações.

Também foi por aquele setor que foi criada a melhor jogada do Brasil, quando aos 20, Luís Fabiano tocou para Robinho na área que chutou em cima do goleiro Myong-guk.

O Brasil mostrou mais uma vez ter dificuldade para furar uma defesa fechada e jogar sem sua principal arma nos últimos anos, o contra-ataque. Além disso, Kaká, o principal articular do meio-campo da seleção, não fazia uma boa partida.

Na defesa, o Brasil dava espaços nas costas dos laterais Maicon e Michel Bastos. Pelos dois setores, Tae-Se e Hong conseguiram levar algum perigo à defesa da seleção, mas sem assustar Júlio César. Os poucos chutes norte-coreanos foram sem direção, facilitando a vida do goleiro do Inter de Milão.

O Brasil voltou para a etapa final com a mesma formação e as mesmas dificuldades em entrar na fechada defesa norte-coreana. Mas conseguiu chegar ao gol em mais uma jogada pela direita. Elano tocou para Maicon na direita, que avançou em velocidade e, mesmo sem ângulo, chutou forte para abrir o placar.

Após o gol, o Brasil melhorou e poderia ter ampliado num chute de Michel Bastos aos 15 ou após a bela jogada de Robinho aos 17. Ele tocou para Luís Fabiano que dominou no peito e chutou por cima do gol.

Aos 26, Robinho fez outra bonita jogada pelo meio e encontrou Elano na área. O meia não perdoou e chutou cruzado para fazer o segundo gol.

Dunga ainda tentou ampliar o placar colocando o time mais ofensivo com as entradas de Ramires e Nilmar no time, mas foi a Coreia que diminuiu. Após lançamento na esquerda, Tae-Se cabeceou para o meio e Nam dominou, invadiu a área e bateu na saída de Júlio César.

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Local: Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, África do Sul

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria), auxiliado por Gabor Eros (Hungria) e Tibor Vamos

Cartão Amarelo: Ramires (Brasil)

Gols: Maicon aos 9 e Elano aos 26 minutos do segundo tempo para o Brasil e Nam aos 43 minutos do segundo tempo para a Coreia do Norte

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

Coreia do Norte: Ri Myong-guk, Pak Nam-chol, Pak Chol-jin e Ri Jun-Il; Cha Jong-hyok, Ji Yun-nam, Mun In-guk (Kim Kum-il), Ri Kwang-chon e An Yong-hak; Hong Yong-jo e Jong Tae-se. Técnico: Kim Jong-hun.


Nenhum comentário: