quinta-feira, 3 de junho de 2010

Seleção de 1994 X Seleção de 2010 - Compare!



Dunga e Jorginho falaram nesta quinta-feira aqui na África do Sul. Eles montaram uma Seleção muito forte e é isso o que importa, no fim das contas. Mas é incrível a necessidade que os dois têm de criar um “clima de 1994” neste 2010.

Explico. Em 1994, Parreira era avacalhado de um jeito absurdo pela imprensa e pela opinião pública brasileira – nem sempre as duas andam juntas… Quando o Brasil venceu os Estados Unidos, o jornal em que eu trabalhava estampou na primeira página: Um time burro como seu técnico. O time era tratado como uma grande porcaria, baseado na campanha que fazia antes do Mundial dos Estados Unidos.

Agora, é completamente diferente! O Brasil foi o time mais competitivo que o mundo viu nos últimos 3,5 anos. É claro que sempre vai acontecer uma contestação aqui, outra ali – faz parte da nossa cultura cornetar a Seleção e até a de 1970 o foi antes da Copa. Mas nunca vi ninguém, ou quase ninguém, duvidar da força deste time. O que vejo é gente pedindo um futebol mais “alegre” e estas coisas. Sempre achamos que o time tem problemas – estranhamente não achávamos do “quadrado mágico” em 2006 e deu no que deu! Brincadeira…

Na média, essa Seleção é muito mais reconhecida que criticada pelos jornalistas. E pela opinião pública, então, nem se fala. A última pesquisa do Instituto Datafolha mostrava que quase 90% dos paulistas aprovam a lista do Dunga! Nem a Juliana Paes está com essa bola toda!

Por isso, é muito chato (acredito que seja chato para vocês em casa também) ficar assistindo aos discursos raivosos como o do Jorginho hoje… Os problemas que ele tem com alguns jornalistas são dele, não são da Seleção. Ao contrário do que acontecia em 1994 – criticava-se o time mesmo. Estamos longe de reviver “o ambiente do tetra”, embora a comissão técnica insista nesta tecla torta.

Mas… Já que as comparações com a Seleção do tetra são cada vez mais comuns, dentro e fora do campo, resolvi propor aqui uma comparação jogador por jogador entre as duas equipes. Dou aqui os meus votos. Façam os mesmo nos comentários.

Júlio César x Taffarel
O goleiro do tetra só rivaliza com Gilmar dos Santos Neves como o mais importante que a Seleção já teve. Entre uma lenda e o goleiro que vive fase infernal, vou cometer a ousadia de marcar 1 x 0 para o time de 2010. Que o Taffa me perdoe…

Maicon x Jorginho
Maicon é o melhor lateral-direito do mundo. Mas o Jorginho jogou demais… 2 x 0 para 2010. Pena que seja tão rancoroso quanto foi bom jogador.

Lúcio x Aldair
Gosto muito dos dois. Aldair tem três Copas nas costas, assim como Lúcio terá agora. Mas o beque do tetra está acima, para o meu gosto. 2 x 1 para o time do Dunga.

Juan x Márcio Santos
Márcio Santos jogou demais naquela Copa. Juan, porém, é mais jogador. 3 x 1 para 2010.

Michel Bastos x Branco ou Leonardo
Nas duas possibilidades, a Seleção do tetra leva a melhor. 3 x 2 para 2010.

Mauro Silva x Gilberto Silva
Mauro Silva jogou mais. Poe ali não passava nada. 3 x 3

Felipe Mello x Dunga
O capitão do tetra foi um baita volante. Não há comparação. 4 x 3 para o time do Parreira.

Elano x Mazinho
Elano é funcional. Mazinho era muito bom… 5 x 3 para 1994.

Kaká x Zinho
Nada contra o Zinho, um injustiçado. Mas o voto no Kaká deveria valer por dois… (não vale). 5 x 4 para 1994.

Bebeto x Robinho
Robinho é muito bom. Mas Bebeto foi um monstro… 6 x 4 para 1994.

Romário x Luís Fabiano
O camisa nove do Dunga tem dá conta do recado sem contestação. Mas… neste caso, sim, o voto no Baixinho vale por dois mesmo. 8 x 4 para 1994.

CONCLUSÃO: Os dois times se parecem (dentro de campo). São baseados em uma defesa extremamente sólida, têm dois cães de guarda no meio-campo, um terceiro homem que é híbrido de volante e meia – porque armadores autênticos mais criativos fracassaram (Raí em 1994, Ronaldinho ou Diego agora). O time de 1994 era melhor, se analisarmos a qualidade dos jogadores. Mas este chega à Copa jogando um futebol mais consistente do que aquele jogava, antes do Mundial. Resta saber como será durante a Copa. Tínhamos Jorginho e Cafu na lateral. Agora temos Maicon e Daniel Alves. Mas Parreira era um lorde…

Conheça um pouco mais da Coreia do Norte, nosso 1º adversário na Copa.


COREIA DO NORTE (CRN)







PARTICIPAÇÕES EM COPAS DO MUNDO:

Depois de 44 anos de ausência, a Coreia do Norte volta a disputar uma Copa do Mundo. Após a surpreendente participação na Copa de 1966, na Inglaterra, a Coreia está de volta. Naquela Copa, a seleção asiática venceu e eliminou a Itália na primeira fase e chegou a fazer 3 x 0 em Portugal, nas quartas-de-final, mas acabou perdendo por 5 x 3.





CURIOSIDADES HISTÓRICAS:

- Na surpreendente vitória sobre a Itália, na Copa de 1966, os italianos reclaram que a equipe norte-coreana trocou metade do time no intervalo. Segundo os italianos, os reservas voltaram do intervalo com a mesma camisa usada pelos titulas na primeira etapa. Daí a explicação para tanta correria dos coreanos em campo. Mas isso nunca foi confirmado.

- Depois de eliminar a Itália, a Coreia do Norte pegou a seleção de Portugal nas quartas-de-final e, em apenas 25 minutos fez 3 x 0. A Seleção Portuguesa, que havia eliminado o Brasil, conseguiu, no entanto, virar o placar. Sob o comando do craque Eusébio, autor de quatro gols, os portugueses venceram por 5 x 3.

- Depois da Nova Zelândia, a seleção da Coreia do Norte é apontada como a maior zebra da Copa de 2010. Nas casas de apostas, o valor pago é de 2.001 vezes o valor apostado em caso de título da Coreia do Norte. Para a Nova Zelândia, o valor é 2.500 vezes. Para a Espanha, a favorita, o valor é de apenas 5 vezes.



CAMPANHAS EM COPAS:

1966 - Quartas-de-final (8º lugar)

Resumo: 4 jogos, 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas, 5 gols pró, 9 gols sofridos

Quem mais jogou: Li Chan-Myong (1966), Shin Yung-Kyoo (1966), Lim Zoong-Sun (1966), Im Seung-Hwi (1966), Pak Doo-Ik (1966), Pak Seung-Zin (1966) e Han Bong-Jin (1966), 4 jogos cada

Maior artilheiro: Pak Seung-Zin (1966), 2 gols

Melhor momento em Copas: Em sua única participação, na Copa de 1966, na Inglaterra, a Coreia do Norte conseguiu uma única vitória, justamente sobre a força do grupo, a Itália (1 x 0).

Pior momento em Copas: Dos quatro jogos que fez em 1966, a Coreia do Norte perdeu dois. Na primeira fase, levou de 3 x 0 da União Soviética, em sua pior exibição. Depois, levou de 5 x 3 de Portugal (de virada!).

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS:

Uma das surpresas das Eliminatórias Asiáticas, a Coreia do Norte garantiu sua classificação para a sua segunda Copa do Mundo com um campanha regular. Na primeira fase, preliminar, eliminou a Mongólia com duas goleadas (4 x 1 e 5 x 1). Já na segunda fase, de grupos, ficou na segunda colocação do Grupo 3, atrás da rival Coreia do Sul e a frente de Jordânia e Turcomenistão. Na fase final, a Coreia do Norte ficou novamente atrás da Coreia do Sul, mas garantiu o segundo lugar do grupo superando os favoritos Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes.

Campanha: 16 jogos, 8 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 20 gols pró, 7 gols sofridos

Quem mais jogou: Ri Jun Il (16 jogos)

Artilheiros: Jong Chol Min e Hong Yong Jo (4 gols cada)

JOGOS EM 2010:

Data Local Resultado Gols
2/1 Doha (CAT) Irã 1 x 0 Coreia do Norte
17/2 Colombo (SRI) Coreia do Norte 1 x 1 Turcomenistão
19/2 Colombo (SRI) Quirguistão 0 x 4 Coreia do Norte

21/2 Colombo (SRI) Coreia do Norte 3 x 0 Índia Ryang
24/2 Colombo (SRI) Coreia do Norte 5 x 0 Myanmar

27/2 Colombo (SRI) Turcomenistão 1 x 1 Coreia do Norte
6/3 Puerto La Cruz (VEN) Venezuela 2 x 1 Coreia do Norte

17/3 Torreón (MEX) México 2 x 1 Coreia do Norte
22/4 Taunusstein (ALE) Coreia do Norte 0 x 0 África do Sul
15/5 Saviesse (AUT) Coreia do Norte 0 x 1 Paraguai
25/5 Altach (AUT) Coreia do Norte 2 x 2 Grécia

OS ADVERSÁRIOS DA 1ª FASE NA COPA DO MUNDO

Brasil
Costa do Marfim

Paraguai

Vaiado pelos palmeirenses, atacante vira "amigo da onça" do goleiro Marcos.

Durante a partida, Marcos e Vagner Love mostraram que a velha amizade entre os dois continua, mesmo após a saída do atacante do Palmeiras. Agora no Flamengo, o atacante mostrou-se "amigo da onça" do goleiro.
Vaiado pela torcida palmeirense, o camisa 9, em jogada individual, marcou aos 42 minutos do segundo tempo o gol da vitória por 1 a 0 num jogo de 76 passes errados - 45 do Verdão e 31 do Rubro-Negro -, longe de empolgar os poucos torcedores presentes (8.457 pagantes) ao Pacaembu na fria noite desta quarta-feira. É o primeiro triunfo da equipe carioca após a volta de Zico, que assume como diretor de futebol do clube após a Copa do Mundo.

- Sou grato ao Palmeiras, mas hoje sou do Flamengo - afirmou Vágner Love, agora com quatro gols na competição.

Com o resultado, o Palmeiras fica estacionado nos oito pontos ganhos e cai para décimo lugar. O Flamengo foi a nove e sobe para quarto. Na próxima rodada, o Verdão vai a Porto Alegre encarar o Internacional, no domingo. O Flamengo, no sábado, recebe o Goiás, no Maracanã.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

América-RN tem quarta melhor campanha fora de casa na série "B"

Com a primeira vitória conquistada nesta terça-feira (02) contra o Duque de Caxias, o América-RN se tornou o clube com a quarta melhor campanha fora de casa até agora no Campeonato Brasileiro da Série B.

Em quatro partidas o alvirrubro conseguiu cinco pontos (1 vitória e dois empates) . O time de Natal só é superado neste quesito por Bahia, Santo André e Náutico, todos com seis pontos.

Técnico do América considera vitória importante para embalar time na Série B

Depois de conquistar a primeira vitória na Série B, diante do Duque de Caxias, o técnico Gilmar Iser afirmou que a vitória foi importante para embalar o time na competição e ressaltou a sua linha de pensamento declarada desde a sua chegada no América.

O resultado vinha batendo na trave, como nas partidas contra o Bahia, onde jogamos bem, apesar da partida fora de casa, assim como no jogo contra o São, que tomamos o gol de empate no fim. Sabíamos que nosso jogo iria encaixar a qualquer momento e posso dizer que entramos no campeonato com essa vitória fora de casa, e espero que possamos melhorar ainda mais nossas jogadas para na próxima partida, dentro do Machadão, conquistar mais três pontos, enfatiza.

Segundo o treinador rubro, o time apresentou uma boa postura em campo, apesar de alguns deslizes que cometeu durante a partida. Entramos em campo para vencer e com essa vontade de marcar, acabava vendo os jogadores se precipitarem, mesmo assim acordamos a tempo para fazer o gol e definir o placar a nosso favor, afirma.

Sobre a estreia de Fábio Neves, o treinador afirmou que foi uma aposta que deu certo. Fiz as três alterações a que tinha direito. Nas duas primeiras, quando tirei Magrão e Douglas, para colocar Ronny e Júlio Terceiro, não mudei o esquema da equipe. Já quando resolvi colocar Fábio Neves, era para que ele ajudasse os homens de frente a definir a partida e foi o que aconteceu. Foi uma aposta que fez a diferença, disse.

Apesar do resultado positivo, nas próximas partidas Gilmar Iser espera que a equipe possa melhorar ainda mais. A vitória foi muito boa, mas ainda precisamos melhorar as finalizações. Além disso, temos que buscar sempre o controle do jogo, para poder tocar a bola com objetividade e construir o resultado. Vamos treinar, para buscar um resultado positivo diante da nossa torcida”, finaliza.

Seleção vence, mas não é a seleção que queriámos!

A seleção não é a seleção dos sonhos de ninguém…

Nem vai ser!

Se vencer vai ser na base do dá prá mim que eu resolvo!.

E quem sabe fazer isso, na ausência de um Kaká em forma?

Robinho!

Robinho que na vitória quase ridícula contra a seleção do Zimbábue, que tem um lateral direito, que não pode ser chamado de ala porque nem sabe chutar a bola, foi quem melhor esteve em campo.

Sei que a maioria vai dizer que o Robinho é um mercenário, mascarado, que fracassou na Europa e que foi obrigado a voltar para o Brasil para tentar reencontrar seu futebol.

Mas você quer saber de uma coisa?

Se você for casado ou não, e tiver um filho, pergunte a seu filho de quem ele mais gosta na seleção? ( fora o Kaká, que me pareceu ainda fora de combate ).

Tenho certeza que você vai se surpreender quando vir o pequeno dizer meio envergonhado porque ele sabe que você não gosta:

- Robinho, pai!

E não venha me dizer que seu pequeno não entende nada de futebol, porque você o leva aos jogos e lhe ensina tudo o que sabe sobre a arte de chutar uma bola com elegância e valentia.

Você vai ver, como eu vi, que o Robinho é o grande ídolo da gurizada.

Só falta convencer a rapaziada.

Mas isso não é difícil. Basta ele meter dois ou três gols no próximo amistoso de segunda-feira, contra a Tanzânia, e pronto, essa seleção passará a ser a Seleção do Robinho!

terça-feira, 1 de junho de 2010

A paz vai reinar novamente na África graças a Seleção Brasileira!

Em 1969, o Santos de Pelé & Cia conseguiu mobilizar as cidades de Brazzville (Congo) e Kinshasa (Zaire), que interromperem uma guerra civil para que a delegação santista pudesse transitar pelos dois países e realizar dois jogos na região.

Em 19 de janeiro de 1969, o Santos jogou contra a a Seleção “B” do Congo, com vitória santista por 2 a 0, na cidade de Brazzville.

Depois, em 21 de janeiro, enfrentaram o time Leopardos (do Zaire), perdendo por 3 a 2 na capital do país (Kinshasa).

O estádio, como é possível observar na foto acima, estava completamente lotado, com muito mais espectadores do que a capacidade permitia.

Agora é a vez da Seleção Brasileira de Kaká & Cia tentar fazer o mesmo no Zimbábue, país africano mergulhado em uma profunda crise econômica e em clima de guerra civil.

Em 1969, o Santos jogou por um cachê mísero, de 30 mil dólares.

Agora, a Seleção Brasileira vai embolsar 1,8 milhão de dólares para enfrentar a desconhecida Seleção de Zimbábue



Televisão antecipa confronto entre ABC e América

O clássico entre ABC e América, que será realizado logo na abertura da Copa do Nordeste, será disputado na terça-feira (8), às 20h30, no estádio Frasqueirão, conforme divulgado em primeira mão pelo Dn online, na última segunda-feira (31/5).

A antecipação de quarta-feira (9) para terça-feira (8) foi uma solicitação da televisão (Esporte Interativo), que transmitirá a partida para todo o Brasil. No dia seguinte, outros confrontos da primeira rodada serão disputados, quando os principais jogos serão transmitidos pela emissora.

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, confirma a mudança e aguarda o envio de um ofício por parte do Esporte Interativo, que deverá estar chegando a qualquer instante. A assessoria de imprensa do América também confirmou o aguardo do documento.

O canal fechado vinha divulgando o confronto desde sábado(29), inclusive, durante a transmissão do amistoso entre Fortaleza e Boca Juniors.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Futebol Master, Campeonato terá inicio próximo dia 09 de Junho.



O Campeonato Master de Futebol de Campo de Caicó/RN começa no próximo dia 9 de Junho no Estádio Marizão com 10 equipes confirmadas.
Veja os Grupos:
Grupo "A"
Tiradentes
Itans
Asthon Vila
Moto Service
Grupo "B"
Manguaça
Saudades
Lua Nova
Grupo "C"
Jardim de Piranhas
Goiás
Serra Negra
Jogos:
Dia 09/06:
1º Jogo: Tiradentes x Asthon Vila
2º Jogo: Suadades x Lua Nova
Dia 11/06:
1º Jogo: Itans x Moto Service
2º Jogo: Goiás x S. Negra

Alecrim anuncia Ferdinando Teixeira e mais quatro reforços

Conforme antecipado pela imprensa, na última sexta-feira(28), o Alecrim confirmou Ferdinando Teixeira como novo técnico do clube esmeraldino para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. O anuncio foi realizado na tarde desta segunda-feira(31), em coletiva no auditório da Federação Norteriograndense de Futebol(FNF). O novo treinador se apresenta junto com o grupo a partir do dia 14 de junho, onde se iniciará a preparação do clube para a competição nacional.

Na ocasião, o clube confirmou a parceria com a Federação Norteriograndense de Futebol(FNF), que cederá o Juvenal Lamartine(JL) como CT até o final da Série C.

Também foram anunciadas quatro contratações, sendo 3 delas de jogadores que atuaram pelo Santa Cruz no Campeonato Potiguar.

O clube ainda confirmou a renovação com os jogadores Nego(lateral-esquerdo); Wescley(lateral-esquerdo); Carioca(volante); João Paulo(volante); Maceió(zagueiro);Jonatha(zagueiro); Patané(apoiador) e Daniel(apoiador).

Confira os reforços:

Somália(atacante);

Helinho(atacante, ex-Potiguar de Mossoró);

Ângelo(lateral-direito);

Hércules(volante).

Novos nomes

O zagueiro Benhur(ex-ABC), o lateral-esquerdo Rogerinho(América) e o meia Aluísio(América) estão na pauta do Alecrim como possíveis reforços para a dispusta do Campeonato Brasileiro da Série C.

Os nomes foram confirmados pelo presidente do clube, Orlandinho. "São jogadores que realmente nos interessa, mas teremos que ter cautela sobre a possibilidade de contarmos com esses jogadores", disse.