quinta-feira, 3 de junho de 2010

Seleção de 1994 X Seleção de 2010 - Compare!



Dunga e Jorginho falaram nesta quinta-feira aqui na África do Sul. Eles montaram uma Seleção muito forte e é isso o que importa, no fim das contas. Mas é incrível a necessidade que os dois têm de criar um “clima de 1994” neste 2010.

Explico. Em 1994, Parreira era avacalhado de um jeito absurdo pela imprensa e pela opinião pública brasileira – nem sempre as duas andam juntas… Quando o Brasil venceu os Estados Unidos, o jornal em que eu trabalhava estampou na primeira página: Um time burro como seu técnico. O time era tratado como uma grande porcaria, baseado na campanha que fazia antes do Mundial dos Estados Unidos.

Agora, é completamente diferente! O Brasil foi o time mais competitivo que o mundo viu nos últimos 3,5 anos. É claro que sempre vai acontecer uma contestação aqui, outra ali – faz parte da nossa cultura cornetar a Seleção e até a de 1970 o foi antes da Copa. Mas nunca vi ninguém, ou quase ninguém, duvidar da força deste time. O que vejo é gente pedindo um futebol mais “alegre” e estas coisas. Sempre achamos que o time tem problemas – estranhamente não achávamos do “quadrado mágico” em 2006 e deu no que deu! Brincadeira…

Na média, essa Seleção é muito mais reconhecida que criticada pelos jornalistas. E pela opinião pública, então, nem se fala. A última pesquisa do Instituto Datafolha mostrava que quase 90% dos paulistas aprovam a lista do Dunga! Nem a Juliana Paes está com essa bola toda!

Por isso, é muito chato (acredito que seja chato para vocês em casa também) ficar assistindo aos discursos raivosos como o do Jorginho hoje… Os problemas que ele tem com alguns jornalistas são dele, não são da Seleção. Ao contrário do que acontecia em 1994 – criticava-se o time mesmo. Estamos longe de reviver “o ambiente do tetra”, embora a comissão técnica insista nesta tecla torta.

Mas… Já que as comparações com a Seleção do tetra são cada vez mais comuns, dentro e fora do campo, resolvi propor aqui uma comparação jogador por jogador entre as duas equipes. Dou aqui os meus votos. Façam os mesmo nos comentários.

Júlio César x Taffarel
O goleiro do tetra só rivaliza com Gilmar dos Santos Neves como o mais importante que a Seleção já teve. Entre uma lenda e o goleiro que vive fase infernal, vou cometer a ousadia de marcar 1 x 0 para o time de 2010. Que o Taffa me perdoe…

Maicon x Jorginho
Maicon é o melhor lateral-direito do mundo. Mas o Jorginho jogou demais… 2 x 0 para 2010. Pena que seja tão rancoroso quanto foi bom jogador.

Lúcio x Aldair
Gosto muito dos dois. Aldair tem três Copas nas costas, assim como Lúcio terá agora. Mas o beque do tetra está acima, para o meu gosto. 2 x 1 para o time do Dunga.

Juan x Márcio Santos
Márcio Santos jogou demais naquela Copa. Juan, porém, é mais jogador. 3 x 1 para 2010.

Michel Bastos x Branco ou Leonardo
Nas duas possibilidades, a Seleção do tetra leva a melhor. 3 x 2 para 2010.

Mauro Silva x Gilberto Silva
Mauro Silva jogou mais. Poe ali não passava nada. 3 x 3

Felipe Mello x Dunga
O capitão do tetra foi um baita volante. Não há comparação. 4 x 3 para o time do Parreira.

Elano x Mazinho
Elano é funcional. Mazinho era muito bom… 5 x 3 para 1994.

Kaká x Zinho
Nada contra o Zinho, um injustiçado. Mas o voto no Kaká deveria valer por dois… (não vale). 5 x 4 para 1994.

Bebeto x Robinho
Robinho é muito bom. Mas Bebeto foi um monstro… 6 x 4 para 1994.

Romário x Luís Fabiano
O camisa nove do Dunga tem dá conta do recado sem contestação. Mas… neste caso, sim, o voto no Baixinho vale por dois mesmo. 8 x 4 para 1994.

CONCLUSÃO: Os dois times se parecem (dentro de campo). São baseados em uma defesa extremamente sólida, têm dois cães de guarda no meio-campo, um terceiro homem que é híbrido de volante e meia – porque armadores autênticos mais criativos fracassaram (Raí em 1994, Ronaldinho ou Diego agora). O time de 1994 era melhor, se analisarmos a qualidade dos jogadores. Mas este chega à Copa jogando um futebol mais consistente do que aquele jogava, antes do Mundial. Resta saber como será durante a Copa. Tínhamos Jorginho e Cafu na lateral. Agora temos Maicon e Daniel Alves. Mas Parreira era um lorde…

Nenhum comentário: