quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Por onde anda... Sorato!


Nem eu sei, devo ter jogado em 20 ou 21 clubes. Sorato, o interminável matador que, aos 39 anos, ainda não pendurou e nem pensa em pendurar as chuteiras. Experiência e histórias não faltam. Sorato já defendeu 23 clubes!
“Ainda não parei (risos). Alguns clubes do interior de São Paulo me contataram para jogar o Estadual da segunda-divisão em 2009, mas ainda não tem nada concretizado”, explica o atacante, atualmente no CFZ do Rio de Janeiro.
Em 2008, Sorato poderia ter comemorado a vaga na Série B com o elenco do Atlético Goianiense, mas deixou o clube no começo do ano para defender o Bacabal Esporte Clube, time que disputou a primeira divisão do Campeonato Maranhense.
Em agosto, Sorato chegou ao time do Zico para a disputa da segunda-divisão do Campeonato Carioca, mas o clube não conseguiu a classificação para a fase final. O jogador tem contrato até dezembro com o CFZ.
Aguinaldo Luiz Sorato foi revelado pelo Vasco da Gama, em 1988. No ano seguinte, Sorato despontou para o futebol depois de marcar o gol do título brasileiro do Vasco contra o São Paulo, calando o Morumbi, que recebia mais de 70 mil torcedores.
Em 1992, o atacante foi contratado pelo Palmeiras para disputar uma vaga com Evair, então afastado pelo técnico Nelsinho Baptista. Mas o treinador deixou o clube e Sorato não teve um bom rendimento, indo parar na reserva. Mesmo assim, conseguiu títulos importantes como dois Paulistas, um Rio-São Paulo e um Brasileiro.
Também ‘no banco’, Sorato fez parte do elenco vascaíno que conquistou o Brasileirão de 1997 e a Libertadores da América de 1998. E começou a rodar por clubes como Cruzeiro, Juventude, Santa Cruz, Botafogo… No exterior, Sorato só jogou oito meses no Videoton, da Hungria.


Um fato inusitado na carreira que você jamais vai esquecer:Uma vez eu estava com um time que veio jogar no Rio de Janeiro. Mas o ônibus que levaria a nossa delegação do hotel para o estádio atrasou. Então, tivemos que pegar ônibus de linha, tipo “circular”. Foi muito engraçado. As pessoas não entendiam nada. Mais de 15 jogadores e a comissão técnica com malas na mão, vestindo o uniforme do clube etc… Foi hilário! Só posso dizer que foi com um time da primeira divisão.

Acompanhe o bate-papo com Sorato:
FICHA TÉCNICA:
Nome: Aguinaldo Luiz Sorato
Data de nascimento: 8 de Abril de 1969 (39 anos)
Local de nascimento: Araras-SP Altura: 1,81m Peso: 75 Kg
Clube atual: CFZ, do Rio de Janeiro.
Número e posição: 9 - centro avante
Clubes: Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Juventude, Santa Cruz, Bangu-RJ, Botafogo, Comercial-SP, Gama-GO, América-RJ, Paulista-SP, Madureira-RJ, Videoton-HUN, Fluminense, Marília-SP, Atlético de Sorocaba-SP, Cabofriense-RJ, Bahia, Ituano, Vitória, Atlético-GO, Bacabal-MA e CFZ-RJ.
Títulos: Campeonato Carioca (1988, 1997, 1998, 2006), Campeonato Brasileiro (1989, 1993, 1997), Torneio Rio-São Paulo (1993), Campeonato Paulista (1993, 1994), Libertadores (1998), Campeonato Brasileiro (série C-2001) e Campeonato Baiano (2007).
Planeja aposentadoria pra quando, Sorato?Ainda não sei. Estava jogando no CFZ, do Zico, na segunda divisão do Campeonato Carioca, mas nossa equipe não conseguiu a classificação. Se pintar alguma proposta interessante eu jogo mais um ano.
Em quantos clubes você já jogou?Pô cara, nem eu sei, acho que em 20 ou 21 times.
Quantos gols marcou na carreira?Eu não tenho nada anotado ou registrado oficialmente. Não saberia te responder.
Seus melhores amigos no futebol são…Bismark, Mazinho, Wallace, que jogou no Fluminense, e Guilherme, do Vila Nova.
Você jogou no desconhecido Bacabal, do Maranhão. Por quê?Foi mais pelo lado financeiro. Recebi uma proposta muito boa. Eles estavam investindo num grande projeto na Série C do Brasileiro, mas não vingou.
Time do coração:Vasco
Jogo marcante da carreira:São Paulo 0 x 1 Vasco, dia 16 de dezembro de 1989.
Melhor momento da carreira:O mesmo dia citado acima. Com 18 anos, fiz o gol do segundo título Brasileiro do Vasco, aos 5 minutos do segundo tempo. Foi incrível. O Morumbi estava com mais de 70 mil pessoas. E conquistamos o título.
Pior momento:Em 1992. Logo quando em cheguei ao Palmeiras eu senti uma dor muscular, mas foi grave. Fiquei quase um ano parado para conseguir me curar. Foi difícil.
Melhor técnico com quem já trabalhou:Luxemburgo, Joel Santana e o Lazaroni.
Rival mais difícil:Sempre os que tinha mais rivalidade. No Rio, o Flamengo, pois eu defendia o Vasco. Em São Paulo, quando era do Palmeiras, o Corinthians era o adversário mais complicado. Eram partidas especiais.
Melhor zagueiro que já enfrentou?Lúcio. (atualmente titular da seleção brasileira e zagueiro do Bayern de Munique, da Alemanha). Ele estava no Internacional e eu era o atacante do Fluminense.
Melhor jogador com quem já jogou:Bebeto, no Vasco da Gama.
Quem você acha que será o campeão Brasileiro em 2008?São Paulo.

Agora sim é oficial, Potiguar de Currais Novos estará no campeonato estadual

Importante reunião aconteceu hoje ao meio dia entre dirigentes do Potyguar e o futuro prefeito de Currais Novos a partir de janeiro próximo.
O encontro foi na residência de Dr. Geraldo Gomes, na Joventino da Silveira.
Além do novo prefeito, estavam presentes quatro dirigentes do Potyguar:Francisco Félix Neto (Canindé Catimba) - Supervisor tecnico;Geraldo Francisco da Silva (Geraldinho) – Tesoureiro.Laércio Cosme Silva (Cabo Laércio) – Relações públicas.Marcelo Venâncio Dantas – Conselho Fiscal.
Os dirigentes fizeram uma explanação da real situação do Potyguar.Ciente de tudo, Dr. Geraldo se comprometeu ajudar. Inicialmente a Prefeitura vai contribuir com uma quantia superior aquela destinada este ano pela atual administração. Ou seja, R$ 35.000,00 para toda temporada.A verba será paga em duas parcelas para fase classificatória.
Caso o tricolor se classifique a prefeitura destinará uma outra quantia, tudo isso com à aprovação da câmara municipal.Dirigentes do Potyguar conversaram com o treinador Wassil Mendes. Nada ficou definido, porém as segociações estão bem adiantadas. Wassil ainda tem vínculo com o ABC de Natal.
Fonte: Escrete de Ouro

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Manguaça faz jogo festivo com os Cachos na cidade de São João do Sabugì



A equipe do Manguaça F. C. fará grande amistoso neste sábado na cidade de São João do Sabugì com a equipe dos Cachos F.C. as equipes participaram da 6ª Copa RN/PB realizado por W. Medeiros.

Este amistoso será á confraternização das equipes de fim de ano. O inicio da partida será as 08:30 horas no estádio municipal de São João e com entrega de troféu para o vencedor.

Cachos x Manguaça

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Parabéns mengão

O clube de futebol de maior torcida no Brasil apaga as velinhas esta semana. Apesar de nascer no dia 18 de novembro de 1895, o Flamengo comemora seu aniversário três dias antes, em 15 de novembro.


Vestindo azul e dourado durante pouco mais de um ano, o clube custou para emplacar nas águas. Quando isso aconteceu, já era rubro-negro e já começava a olhar com curiosidade o movimento de popularização do futebol. No entanto, somente a partir de 1912 o time passou a ter um departamento de futebol. A equipe estreou oficialmente em 3 de maio daquele ano, com uma fantástica goleada por 15 x 2 sobre o Mangueira.




A semana marca também uma data histórica para os santistas.
Em 16 de novembro de 1963, o alvinegro praiano derrotou o Milan, da Itália, no jogo-desempate, e sagrou-se bicampeão mundial interclubes. A partida aconteceu no Maracanã.
No primeiro jogo em Milão, dia 11 de setembro, vitória dos italianos por 4 a 2. No segundo, em 14 de novembro, no Rio de Janeiro, o troco brasileiro: 4 a 2 para o Santos. Na terceira e decisiva partida, vitória do Peixe por 1 a 0, gol de Dalmo.
10 de novembro- Em 1926 foi fundada a Federação Sergipana de Futebol.
- Em 1968, no amistoso Seleção Carioca 1 x 3 Seleção Paulista, o Rei Pelé, autor de um gol para os paulistas, recebe uma coroa da rainha da Inglaterra Elizabeth II, no Maracanã (veja na foto ao lado).
11 de novembro- Em 1871 foram disputadas as primeiras partidas da Copa da Inglaterra, o torneio de clubes mais antigo do mundo.- Em 1945 nasceu o ex-zagueiro alemão Franz Beckenbauer, em Munique.- Em 1973 foi inaugurado o Estádio Plácido Aderaldo castelo, o Castelão, em Fortaleza (CE). Na estreia, Ceará 0 x 0 Fortaleza.
12 de novembro- Em 1933, o Palestra Itália venceu o São Paulo da Floresta por 1 a 0 e conquistou a primeira edição do Torneio Rio-São Paulo.- Em 1934 nasceu o ex-centroavante Vavá, em Recife. O jogador foi bicampeão mundial (58 e 62) pela seleção brasileira.
13 de novembro- Em 1913 foi fundado o Atlético Rio Negro Clube, de Manaus (AM).
14 de novembro- Em 1959, o Coritiba venceu o Atlético-PR por 6 a 0 e registrou a maior goleada sobre o rival em todos os tempos.- Em 1975 nasceu em Rubineia, interior de São Paulo, o atacante Luizão. Revelado pelo Guarani, Luís Carlos Goulart também atuou por Palmeiras, La Coruña-ESP, Corinthians, Vasco, Grêmio, Hertha-ALE, São Paulo, Santos e seleção brasileira.
15 de novembro- Em 1975 foi fundada a Sociedade Esportiva do Gama, na cidade-satélite de Gama (DF).
16 de novembro- Em 1994, o meio-campista Juninho Paulista disputou dois jogos pelo São Paulo no mesmo dia. No primeiro, pela Copa Conmebol, o Tricolor venceu o Sporting Cristal-PER por 3 a 1. Depois, algumas horas mais tarde, Juninho entrou no segundo tempo da partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão, vencida pelos paulistas também por 3 a 1.
Parabéns essas duas grandes equipes.

Luxemburgo x Marcos

A desobediência de Marcos a Vanderlei Luxemburgo no jogo contra o Grêmio expôs publicamente o desgaste na relação da dupla. Mesmo a 15 minutos do fim, o goleiro resolveu se aventurar no ataque para tentar o gol de empate, apesar da evidente irritação do treinador à beira do campo.


Mais uma vez ele deixou o campo como ‘São Marcos’, ficou novamente esta história, só não sei se para nós internamente é a mesma coisa. Faltavam 15 minutos para acabar o jogo e nós ainda poderíamos empatar. Se isso acontecesse, estaríamos apenas três pontos atrás do São Paulo e com um número maior de vitórias, esbravejou o técnico.

Até o técnico luxemburgo jogou a toalha

Se o amigo reunir as cenas da recepção festiva ao Grêmio pela torcida, em Porto Alegre, com os closes de palmeirenses tensos, chorando, nas arquibancadas do Palestra Itália, terá a dimensão do significado desse jogo. Era uma decisão de título, embora não o fosse. Nem mesmo estava em disputa direta a liderança do campeonato. E isso a quatro rodadas do fim do certame

O que isso quer dizer? Quer dizer que esse campeonato por pontos corridos, num futebol tão nivelado como o nosso, e com tantos candidatos históricos ao título, guarda a eqüidade e a justiça do turno e returno e ascende ao nível emocional de disputa de um mata-mata, a cada rodada.
Estamos tão perto do final, mas tão distante de uma definição segura que esse clima só se adensará até a última rodada. E isso tem sido assim já há mais de mês.
O diabo é que muita gente confunde a disputa em si com a qualidade da bola jogada. Os jogos, em geral, são ruins, sim, senhor. Há exceções, claro, aqui e ali, nesta ou naquela rodada. Mas, no geral, é um futebol retrancado, em que a técnica e a habilidade estão subjugadas á força e á disciplina tática, quando a receita ideal é a exata combinação de todos esses elementos, não a submissão de um a outro.

Ex-jogador (Ramires) faz parte de quadrila Internacional de estelionatários


Alejandro Ramos Ramires, 26 anos, ex-jogador de futebol do Club Atlético Peñarol, do Uruguai, foi preso por agentes da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) de São Paulo. Ramires é membro de uma quadrilha internacional de estelionatários.
Detido no estacionamento de um flat localizado na rua Tenente Negrão, no bairro do Itaim Bibi, o suspeito admitiu fazer parte do esquema fraudulento, com o qual a quadrilha consegue informações sobre correntistas da rede bancária brasileira e realiza saques em cidades uruguaias, para dificultar a ação da polícia.
Com ele, a polícia encontrou material utilizado em clonagem de cartões bancários.
Com 45 títulos nacionais, cinco Copas Libertadores e três títulos Mundiais, o Peñarol é um dos clubes uruguaios com maior prestígio internacional, mas não obtém nenhuma conquista expressiva desde 2003.

Após recusar Flu e árabes, Parreira diz sentir falta da "adrenalina"

Parreira foi procurado duas vezes para assumir o comando do Flu neste Brasileirão


Afastado dos gramados desde abril deste ano, o técnico Carlos Alberto Parreira decidiu se associar à Traffic, parceira do Palmeiras, em um projeto focado na capacitação de treinadores e jogadores que será realizado no centro de treinamentos que a empresa está construindo.
Apesar dessa empreitada, o comandante da seleção brasileira tetracampeã ainda se mostrou disposto a voltar a um grande clube.

"Estou sentindo falta da adrenalina do futebol. Não é fácil se desligar, principalmente depois dos últimos cinco anos, que foram muito corridos e desgastantes", afirmou Parreira. Esse retorno, no entanto, está condicionado a uma série de fatores. A família, por exemplo, é o grande foco de Parreira.
Por causa dela, o treinador afirmou ter recusado duas propostas para assumir seleções do Oriente Médio, a última delas, inclusive, feita na semana passada.


Se o exterior está fora dos planos de Parreira, o treinador toparia se reencontrar com a adrenalina sonhada no futebol carioca. Neste ano, por duas oportunidades, o técnico recebeu sondagens do Fluminense, quando o time perdeu Renato Gaúcho e Cuca, mas preferiu recusar. Isso, no entanto, não significa que uma nova proposta nos próximos meses também receba um não como resposta.


"Quando vejo os técnicos reclamando que ficam 15 dias longe da família, aquilo mexe comigo, pois eu passei por isso durante 40 anos. Por isso hoje eu coloco essas questões na balança e, se fosse para aceitar uma proposta, teria de ser no Rio de Janeiro", explicou Parreira, que tem sua família radicada na capital fluminense.
No Fluminense, time que atualmente ocupa a 16ª colocação e luta para escapar do rebaixamento, Parreira em 1984, 1999, quando liderou o time na conquista da Série C do Brasileiro e 2000. "Eu gosto do Fluminense e torço para que ele saia do buraco que está atualmente", completou o treinador.

Grêmio quer evitar que euforia da torcida contamine grupo


Torcida, eufórica, aguardou jogadores até a madrugada desta segunda-feira


Dezenas de torcedores foram ao aeroporto Salgado Filho, na madrugada desta segunda-feira, para recepcionar o grupo de atletas que, na tarde de domingo, derrotara o Palmeiras e avançara para a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do São Paulo. A euforia e a confiança na conquista do título retornaram, mas os dirigentes do clube temem que isso possa influenciar negativamente os jogadores.



Dirigentes só temem que empolgação acabe tirando concentração dos atletas



"O Grêmio tem que manter os pés no chão o tempo inteiro, o campeonato está em aberto, não só no G-4 como também na briga pelo título e qualquer vacilo pode ser decisivo", afirmou o diretor de futebol do clube, André Krieger, entusiasmado com a alegria da torcida gremista, mas ao mesmo tempo preocupado em manter o grupo de atletas focado e mobilizado.


Durante todo o domingo, especialmente logo após o 1 a 0 sobre o Palmeiras, foguetes explodiram por toda a capital gaúcha. Na chegada da delegação, gritos de incentivo aos jogadores, que não eram muitos, pois dos 18 que foram a São Paulo, apenas 11 retornaram. Os demais só se reapresentam nesta terça, quando recomeçam os trabalhos visando a partida do final de semana, contra o Coritiba.Nesta segunda-feira, as camisetas tricolores tomaram conta de Porto Alegre, especialmente na Rua da Praia, local de maior movimento durante todo o dia.


"Era a vitória que precisávamos, agora o time embala de vez na reta final", comentou o gremista Reni Azolin, um dos tantos que exibia com orgulho a camisa do time.A diretoria, aproveitando o embalo dos torcedores já começou, nesta segunda-feira a vender os ingressos para a partida contra o Coxa, marcada para o próximo domingo. A expectativa é de que o clube, que mantém a segunda melhor média de público do campeonato - atrás apenas do Flamengo - tenha o estádio Olímpico lotado.