segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Parabéns mengão

O clube de futebol de maior torcida no Brasil apaga as velinhas esta semana. Apesar de nascer no dia 18 de novembro de 1895, o Flamengo comemora seu aniversário três dias antes, em 15 de novembro.


Vestindo azul e dourado durante pouco mais de um ano, o clube custou para emplacar nas águas. Quando isso aconteceu, já era rubro-negro e já começava a olhar com curiosidade o movimento de popularização do futebol. No entanto, somente a partir de 1912 o time passou a ter um departamento de futebol. A equipe estreou oficialmente em 3 de maio daquele ano, com uma fantástica goleada por 15 x 2 sobre o Mangueira.




A semana marca também uma data histórica para os santistas.
Em 16 de novembro de 1963, o alvinegro praiano derrotou o Milan, da Itália, no jogo-desempate, e sagrou-se bicampeão mundial interclubes. A partida aconteceu no Maracanã.
No primeiro jogo em Milão, dia 11 de setembro, vitória dos italianos por 4 a 2. No segundo, em 14 de novembro, no Rio de Janeiro, o troco brasileiro: 4 a 2 para o Santos. Na terceira e decisiva partida, vitória do Peixe por 1 a 0, gol de Dalmo.
10 de novembro- Em 1926 foi fundada a Federação Sergipana de Futebol.
- Em 1968, no amistoso Seleção Carioca 1 x 3 Seleção Paulista, o Rei Pelé, autor de um gol para os paulistas, recebe uma coroa da rainha da Inglaterra Elizabeth II, no Maracanã (veja na foto ao lado).
11 de novembro- Em 1871 foram disputadas as primeiras partidas da Copa da Inglaterra, o torneio de clubes mais antigo do mundo.- Em 1945 nasceu o ex-zagueiro alemão Franz Beckenbauer, em Munique.- Em 1973 foi inaugurado o Estádio Plácido Aderaldo castelo, o Castelão, em Fortaleza (CE). Na estreia, Ceará 0 x 0 Fortaleza.
12 de novembro- Em 1933, o Palestra Itália venceu o São Paulo da Floresta por 1 a 0 e conquistou a primeira edição do Torneio Rio-São Paulo.- Em 1934 nasceu o ex-centroavante Vavá, em Recife. O jogador foi bicampeão mundial (58 e 62) pela seleção brasileira.
13 de novembro- Em 1913 foi fundado o Atlético Rio Negro Clube, de Manaus (AM).
14 de novembro- Em 1959, o Coritiba venceu o Atlético-PR por 6 a 0 e registrou a maior goleada sobre o rival em todos os tempos.- Em 1975 nasceu em Rubineia, interior de São Paulo, o atacante Luizão. Revelado pelo Guarani, Luís Carlos Goulart também atuou por Palmeiras, La Coruña-ESP, Corinthians, Vasco, Grêmio, Hertha-ALE, São Paulo, Santos e seleção brasileira.
15 de novembro- Em 1975 foi fundada a Sociedade Esportiva do Gama, na cidade-satélite de Gama (DF).
16 de novembro- Em 1994, o meio-campista Juninho Paulista disputou dois jogos pelo São Paulo no mesmo dia. No primeiro, pela Copa Conmebol, o Tricolor venceu o Sporting Cristal-PER por 3 a 1. Depois, algumas horas mais tarde, Juninho entrou no segundo tempo da partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão, vencida pelos paulistas também por 3 a 1.
Parabéns essas duas grandes equipes.

Nenhum comentário: