terça-feira, 2 de agosto de 2011

Futsal Paraibano Adulto Masculino - Catolé Campeão 2011

Na manhã do último domingo, o apertado e aconchegante ginásio do Colégio Estadual da cidade de Brejo do Cruz, foi o placo da grande final do Paraibano de Futsal 2011, categoria principal.

Aos poucos a torcida brejo-cruzense foi tomando os lugares nas arquibancadas, espalhando bandeiras e demarcando território. Um serviço de som montado por trás de uma das metas, anunciava a todo instante, sobre o comando do locutor Zé Maria, o grito de guerra e palavras de incentivos para ajudar a equipe da casa.



Tudo estava rigorosamente pronto para uma espera que já durava um ano, afinal o Brejo do Cruz perdeu a final de 2010 para o Benfica/Botafogo de João Pessoa.

A torcida catoleense compareceu em grande número, e na falta de lugares nas arquibancadas, foram se aglomerando por trás do gol (setor sul) do ginásio.

O Jogo

O jogo começou e logo Brejo partiu para cima, a equipe brejeira teria que reverter a vantagem do Catolé Sport Clube. O Brejo do Cruz marcou primeiro, através de Murilo(Caicó). E antes do término da primeira etapa, Lúcio empatou para a equipe Catoleense.

O segundo tempo foi eletrizante, Brejo partiu para cima, e Catolé voltou para a segunda etapa na retranca. Mas um detalhe interessante chamou a atenção do segundo tempo de jogo. Catolé sem Preto, seu principal jogador e capitão da equipe, não se intimidou e suportou a pressão inicial do rival, e com um bom toque de bola, envolveu a equipe Brejeira. Mesmo com domínio do jogo, a equipe Catoleense foi surpreendida e levou o segundo gol.


Próximo do fim da partida, a equipe do Brejo cansou e Catolé se superou. Gil, um bravo e guerreiro, destaque desta partida final, marcou o gol de empate, que devolveu a vantagem para o tricolor de Catolé do Rocha. E o gol do título veio nos minutos finais, quando a equipe catoleense estava com 1 jogador a menos. Mas não foi empecilho para a glória final, pois Marcinho, o melhor jogador da competição ainda estava na quadra, o garoto de Messias Targino (RN), marcou o terceiro gol do Catolé Sport Club, gol que sacramentou a batalha, e deu números finais e o título de campeão paraibano de futsal 2011.

Foi só esperar o apito final do jogo e comemorar. A torcida invadiu a quadra, soltou o grito de é campeão e abraçou os seus heróis. Ao time da casa restou o reconhecimento de sua torcida pela brilhante campanha realizada este ano, e a certeza de que não foi desta vez, mas que um dia a hora de Brejo do Cruz vai chegar.



A premiação

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, comandou a tribuna de honra com as autoridades que fizeram a entrega da premiação. Nas suas considerações, o prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra (Barão), em companhia de sua esposa Pollyana Feitosa (Prefeita de Pombal), vereadores, secretários municipais e outras autoridades, parabenizou as duas equipes, e disse que era um orgulho para a prefeitura de Brejo do Cruz, ajudar a difundir o esporte, como meio de entretenimento, através de realizações e apoio a todos os seguimentos esportivos que acontecem no raio de alcance do município.

Disse ainda, que, em breve construirá um ginásio poli-esportivo com dimensões oficiais e de grande porte para a realização de grandes competições.

Com este resultado final, as duas equipes (Catolé Sport Club e Brejo do Cruz Esporte Clube) garantiram vagas para a Liga Nordeste de Futsal 2012.

Depois do jogo e com a taça nas mãos, os atletas e torcedores que marcaram presença na cidade de Brejo do Cruz (famosa terra de Zé Ramalho), retornaram em carreata a Catolé e logo na entrada da cidade, na altura do Posto Fiscal do bambu, deram de encontro com a massa tricolor e esperava os seus bravos guerreiros.

Já passava do meio dia de domingo, mas tudo virou festa sobre um sol escaldante do sertão. Atletas, dirigentes e torcedores percorreram a Avenida Deputado Américo Maia, numa vitoriosa carreata regrada a muita alegria e esperança. Alegria pela conquista do título, e esperança de que dias melhores virão para o nosso tradicional e cada vez mais promissor esporte.

Parabéns Catolé Sport Club pelo título, e parabéns a torcida do Brejo do Cruz Esporte Clube pelo comportamento.

Agora podem dizer: Catolé do Rocha é a capital do futsal da Paraíba.

Por Zacaélio Barreto.

Nenhum comentário: