quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Causos do Futebol - Bola Capotão cravada no peito do goleiro!

Época de Copa do Mundo!

Sei ainda faltam 3 anos, mas o cheiro da Copa, os escândalos que ela traz em seu bojo, dinheiros, argents, dinero, money, money, money. Muito money.

Ministro se explicando em uma segunda coletiva em menos de 72 horas, no Ministério do Esporte, para explicar um suborno, denúncia feito por uma pessoa que também estaria envolvida em várias falcatruas.

Aí vejo no programa Bem, Amigos, do Galvão Bueno, no Sportv, contando uma história sobre o ponta Carreiro, dono de uma bomba no pé esquerdo, e o goleiro Jaguaré, um maravilhoso-maluco que jogava a bola no cocuruto do adversário depois de fazer a defesa. A história que se passa no fim dos anos 30 ou início dos 40, serve de motivo para diversas brincadeiras dos participantes do programa, as mesmas brincadeiras das quais sou vítima por contar “causos” de um passado longíquo que só ouvi falar.
E a pureza volta ao meu coração!

Deixemos falcatruas e o money momentaneamente de lado.

Juntemos; a Copa do Mundo e a maravilhosa história (ou será lenda) de Carreiro e o grande Jaguaré – que encantou as francesas nos anos 30 e 40, defendendo o Racing Club de Paris e o Mônaco!

A história do Helena conta que certa vez num Vasco e Fluminense, o juiz marcou pênalti contra o o Vasco.


Carreiro ajeitou a bola na marca do pênalti.

Contam que Jaguaré gritou:

- Vou pegar!

No que Carreiro respondeu:

- Acho melhor você sair da frente!

Carreiro tomou distância e bateu forte na bola. Dizem que ele chutava de olhos fechados, mirava, depois fechava os olhos e enchia o pé.

Foto da Copa do Mundo de 1938, da esquerda para a direita: Adílson, Romeu Pelliciari, Leônidas da Silva. Perácio e Carrero

A torcida de pé… Jaguaré nem se mexeu… aí veio aquele “oh” prolongado, todo mundo procurando a bola no fundo do gol. Jaguaré em pé, Carreiro parado, todos parados dentro do campo.

De repente, Jaguaré começou a cair para trás como nos desenhos animados, dentro do gol, a bola grudada no peito.

Gol e o goleiro desmaiado.

Quando chegou o pessoal do socorro, tiraram a bola do peito de Jaguaré, suspenderam a camisa preta do goleiro e lá estava… marcados para sempre no peito do goleiro os 3 lances do cadarço que fechavam a boca por onde a câmera de ar era enfiada dentro do couro, antes de ser inchada.

História ou lenda não importa. A verdade é que a capotão, com a qual não cheguei a jogar minhas pelada, mas sei quando batia na testa doía demais
.

Nenhum comentário: