terça-feira, 1 de maio de 2012

O discurso fácil do “Fora, Neymar!”

Neymar não tem mais nada a provar no futebol brasileiro, talvez até mesmo da América do Sul. Em mais uma decisão, o camisa 11 santista foi novamente o ponto fora da curva, dando ao Santos uma classificação até certo ponto fácil sobre o São Paulo, um dos melhores times deste início de temporada do futebol brasileiro.

Não há mais espaço para Neymar no futebol brasileiro!

Essa é a frase que começa a ficar cada vez mais recorrente entre especialistas da mídia e algumas influentes personalidades do esporte. Ainda mais depois de mais um baile sobre um grande clube. O fato é que está muito difícil, para qualquer time sul-americano, concorrer contra Neymar. Ele é genial, fora de série, acima da média, decisivo, craque de bola.

E por isso mesmo Neymar tem de permanecer no Brasil!

A presença do camisa 11 santista eleva o nível de competitividade entre os times daqui. Como alguém vai fazer frente ao Santos de Neymar? A solução é investir na formação de um time forte, com diversos talentos, que consigam anular o grande destaque do futebol nacional.

É muito fácil dizer para Neymar sair e ganhar a Europa. É o discurso mais apropriado, aliás, para o não-santista nos dias de hoje. Montar um time que seja capaz de superar o talento da equipe santista requer tempo, investimento, projeto de longo prazo. Palavras que não combinam com o cotidiano do futebol no país, mas que poderiam ajudar, e muito, para a elevação do nível da bola que se joga por aqui.

O momento econômico é absolutamente favorável para que não tenhamos de exportar nossos principais jogadores. A Europa tem menos grana, nossos times estão mais capitalizados. Já passou da hora de começar um trabalho de fortalecimento do produto futebol por aqui. Mais uma vez, precisamos aprender nas porradas que hoje são dadas pelo time do Santos em forma de títulos para começar a responder aos estímulos.

O futebol de Neymar é genuinamente brasileiro. Por isso mesmo, ele não tem de ir para a Europa para brilhar. O futebol brasileiro tem de elevar o seu nível para reter os talentos por aqui. É muito fácil dizer para Neymar que o lugar dele não é aqui.

Muito mais complicado, porém com resultados fantásticos no longo prazo, é trabalhar para que tenhamos um futebol do tamanho que Neymar merece por aqui. Neste domingo ficou mais uma vez provado isso.

Nenhum comentário: