sábado, 20 de dezembro de 2008

Destaque Esportivo da Semana


O homenageado do mundo dos esportes de hoje é um dos grandes desportistas da Zona Norte de Caicó, Zicomengo Santos (certidão de nascimento à esquerda), filho do saudoso Chico Tucano, torcedor fanático do Flamengo do Rio de Janeiro e que já teve diversas reportagens feitas com o mesmo. Dentre essas reportagens o seu pai foi entrevistado pelo grande Jô Soares em seu programa exibido na Rede Globo e na oportunidade o seu filho Zicomengo o acompanhou. Além disso, a família Chico Tucano teve um encontro histórico que foi com o maior ídolo flamenguista o eterno camisa 10 do clube da Gávea, O Zico.

Inspirado no pai, o Zicomengo (foto ao lado) entrou no futebol no ano de 1993 quando começou a jogar na escola onde estudava. A partir de 1995 começou a atuar como dirigente esportivo de equipes adultas, mas viu a necessidade de se investir na base, ou seja, na criançada de sua comunidade. Criou o Criciúma e estendeu até a categoria Infantil e Juvenil. Seu trabalho foi crescendo e passou a promover diversas competições no setor onde mora, sempre nas categorias inferiores.
No entanto, apesar de está tirando a criançada, muitas vezes da ociosidade que pode levar muitos a maus caminhos, o Zicomengo encontra grandes dificuldades para seguir com seu projeto adiante devido à falta de apoio do setor público e/ou patrocínios.
Mas ainda assim ele não desiste e diz que o que o faz continuar com seu trabalho é saber que pode está ajudando muitas crianças a seguirem seus sonhos. Sua maior conquista durante esse período foi com certeza muitas amizades.
Seu projeto futuro é criar uma escolinha de futebol para aquela criançada humilde e que tanto necessita, mas sabe o quanto será difícil uma vez que não encontrou o apoio necessário.
Nome: Zicomengo Santos
Naturalidade: Caicó/ RN
Data de Nascimento: 05/06/1979
Profissão: inspetor
Clube: Flamengo
Comida: Cuzcuz
Música: Pop Rock
Frase: Deus é fiel
Cor: azul
Fato marcante: Sua história no Antônio Aladim
Fato negativo: A morte de seu pai
Referência: Sua Irmã Marilene
Zicomengo é um exemplo a ser seguido, pois acompanho o trabalho do mesmo há algum tempo e vejo toda a sua dificuldade até com relação a campo de futebol já que ele busca há meses a limpeza do campo de futebol localizado no bairro Vila do Príncipe e não consegue. Portanto, pessoas assim têm que ter muita força de vontade e amar o que faz para continuar na luta.

Participações na divulgação:
Reportágem: Anselmo Santana

Nenhum comentário: