sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

QUE FIM LEVOU - Abelha (ex-goleiro da Ferroviária, São Paulo e Flamengo)

Abelha, em setembro de 2007.
ABELHA - João Batista Lopes Abelha, o Abelha, ex-goleiro da Ferroviária (SP), do São Paulo e do Flamengo, nos anos 80, mora em Sorocaba (SP), trabalhou como treinador do São Bento, foi diretor do Figueirense e voltou a dirigir o São Bento, em 2006.
No mesmo ano, ele também trabalhou no Atlético de Sorocaba e acertou com o Remo, do Pará, em maio. Em 2007, retornou ao São Bento contratado para substituir Freddy Rincón, mas logo deixou o clube de Sorocaba, já que não conseguiu livrar o time do rebaixamento do campeonato paulista.
No começo de 2008, ele foi contratado pelo Figueirense para o cargo de superintendente técnico das divisões de base. Pai de duas filhas, Abelha começou a carreira na Ferroviária de Araraquara, onde se destacou, passou pelo Flamengo em 1983 e foi contratado pelo São Paulo, junto com o centroavante Marcão, em 1984, ano em que o time do Morumbi passava a ser comandado pelo técnico Cilinho.
No Tricolor, Abelha disputou posição com Barbirotto, após Waldir Peres deixar o clube. Não vingou na equipe do Morumbi e foi para o São Bento.Com a camisa são-paulina, entre os anos de 1984 e 1985, Abelha disputou 31 partidas (13 vitórias, 10 empates e 8 derrotas). Já pelo rubro-negro da Gávea, o arrojado goleiro atuou apenas nove partidas, sendo cinco vitórias e quatro derrotas. Incrível! Abelha não empatou pelo Fla.
Trabalhos em comissões técnicasComo técnico, Abelha também dirigiu o Amparo, o Capivariano, o Independente de Limeira e o Barretos, todas equipes do interior paulista. Fora do país, o ex-jogador da Ferroviária, São Paulo e Flamengo trabalhou como preparador de goleiros do Kashima Antlers (do Japão - com o técnico Zico), da Seleção Japonesa (com o técnico Falcão) e auxiliar técnico de Nelsinho Baptista no Colo Colo do Chile.por Rogério Micheletti / Fontes consultadas: Almanaque do Flamengo (Roberto Assaf e Clóvis Martins) e Almanaque do São Paulo (Alexandre da Costa)

Da esquerda para a direita, na fileira de trás: Silas, Geraldo, Fonseca, Muller, Márcio Araújo (atrás de Muller), o goleiro Abelha, Éder Taino, o fisioterapeuta Luiz Rosan e Sidney. Na segunda fileira: Agnaldo, Zé Carlos, o baixinho Marco Aurélio Cunha, Pintado (atrás de Cunha), Rubinho, o lateral Nelsinho, Carlos Miguel Aidar, Pianelli, Renatinho, Vizolli e Constantino Cury.

São Bento de Sorocaba (SP), 1986. Em pé: Toninho Oliveira, Abelha, Zé Carlos, Édson, Nildo e Edel. O primeiro agachado é Cacau, que jogou ainda pelo Atlético Paranaense. Em seguida: Dino Furacão (atuou no Santos), Jones, Paulo César e Nivaldo.


Ferroviária de Araraquara (SP), 1983. Em pé: Pinheirense, Júnior, Vica, Marinho, Abelha, Divino e o professor Tadeu. Agachados: Claudinho, Douglas Onça, Marcão, Zé Roberto e Bozó.




Zico e Abelha durante passagem pelo Kashima Antlers, do Japão



Em meados da década de 1980, o ex-goleiro passou pelo Flamengo. Aqui, está ao lado do lendário Fillol (primeiro à esquerda), argentino campeão do mundo em 1978 e que teve significativa passagem pelo clube da Gávea





Nenhum comentário: