sábado, 5 de dezembro de 2009

Conheça os adversários da seleção brasileira na Copa do Mundo



Veja o perfil das equipes que completam o Grupo G da Copa do Mundo 2010

O Brasil encabeça o Grupo G no Mundial da África do Sul acompanhado de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.
A estreia da seleção acontece no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte, em Joanesburgo. Em 20 de junho o desafio será a Costa do Marfim, também no Estádio Ellis Park. Depois, a comitiva canarinho viaja a Durban, onde enfrenta a seleção de Portugal, no dia 25 de junho.

Correia do Norte:

Com apenas uma participação em Copas do Mundo (foi até as quartas-de-final na Inglaterra, em 1966), a Coreia do Norte é um grande mistério. Na bagagem tem uma vitória histórica de 1 x 0 contra a Itália e uma partida emocionante contra Portugal (foi derrotado por 5 x 3).

Atualmente ocupa a modesta 84ª posição no ranking da Fifa, atrás de seleções como Bulgária, Irã e Bahrein e não possui nenhum grande de âmbito internacional.

A classificação, 43 anos depois da única participação em Mundiais, veio na última rodada em um empate de 0 x 0 contra a Arábia Saudita, com grande atuação do goleiro Ri Myong-Guk

Confira o desempenho da Coreia do Norte nas Eliminatórias:

Mongólia 1x4 Coreia do Norte
Coreia do Norte 5x1 Mongólia
Jordânia 0x1 Coreia do Norte
Coreia do Norte 0x0 Coreia do Sul
Turcomenistão 0x0 Coreia do Norte
Coreia do Norte 1x0 Turcomenistão
Coreia do Norte 2x0 Jordânia
Coreia do Sul 0x0 Coreia do Norte
Emirados Árabes 1x2 Coreia do Norte
Coreia do Norte 1x1 Coreia do Sul
Irã 2x1 Coreia do Norte
Coreia do Norte 1x0 Arábia Saudita
Coreia do Norte 2x0 Emirados Árabes
Coreia do Sul 1x0 Coreia do Norte
Coreia do Norte 0x0 Irã
Coreia do Norte 0x0 Arábia Saudita

Costa do Marfim:

Na 16ª posição do ranking da Fifa, a seleção marfinesa é considerada uma das promessas para a Copa do Mundo 2010. Classificada com uma rodada de antecedência nas Eliminatórias africanas, a equipe do técnico bósnio Vahid Halilhodzic conta com a grande fase Didier Drogba, principal estrela da Costa do Marfim e peça importantíssima no Chelsea.

Assim como outras seleções africanas, os marfineses têm como característica principal a força física, além disso tem em seu elenco muitos jogadores, além do já citado Drogba, que atuam no futebol europeu. São eles: Kolo Touré e Emmanuel Eboué (Arsenal), Didier Zokora (Tottenham), Salomon Kalou (Chelsea), Bonaventure Kalou (Heerenveen), Aruna Dindane (Lens), Kanga Akalé (Olympique de Marseilha) e ainda Yaya Touré (Barcelona).

Na segunda participação em Copas do Mundo (foi classificada para a Alemanha, em 2006) a equipe tenta melhorar o desempenho e passar pela primeira fase. Para isso, enfrentará Brasil, Coreia do Norte e Portugal. A partida inédita contra a seleção brasileira acontecerá em Joanesburgo, no dia 20 de junho.

Confira o desempenho da Costa do Marfim nas Eliminatórias:

Costa do Marfim 1x0 Moçambique
Madagascar 0x0 Costa do Marfim
Botsuana 1x1 Costa do Marfim
Costa do Marfim 4x0 Botsuana
Moçambique 1x1 Costa do Marfim
Costa do Marfim 3x0 Madagascar
Costa do Marfim 5x0 Malaui
Guiné 1x2 Costa do Marfim
Burkina Fasso 2x3 Costa do Marfim
Costa do Marfim 5x0 Burkina Fasso
Malaui 1x1 Costa do Marfim
Costa do Marfim 3x0 Guiné

Portugal:

O quarto lugar na Copa do Mundo da Alemanha, a eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do mundo pela Fifa em 2008, a participação em todos os principais torneios de seleções desde 2000 e o 5º lugar no ranking da Fifa qualificam a seleção portuguesa como uma das principais do mundo atualmente.

Depois da saída de Luís Felipe Scolari, Carlos Queiroz assumiu com a missão de manter o elevado padrão de jogo da equipe. Mas o começo ruim, com apenas cinco pontos nas primeiras cinco rodadas das Eliminatórias, gerou dúvidas com relação à participação portuguesa na Copa de 2010. Mesmo a vaga na repescagem estava ameaçada.

A reação veio em junho, após vitória dramática por 2 x 1 sobre a Albânia fora de casa. Com um empate e três vitórias consecutivas nos quatro últimos jogos, uma delas contra a Hungria fora de casa, os portugueses chegaram à repescagem. Dois triunfos contra a Bósnia carimbaram a vaga de Portugal para a quinta participação no principal campeonato de futebol do mundo.

A esperança portuguesa está nos pés de Cristiano Ronaldo, nascido na Ilha da Madeira, de onde vem grande parte dos imigrantes portugueses na África do Sul – estimados em 400 mil. Os brasileiros naturalizados Liédson, Deco e Pepe também têm participação fundamental na equipe, especialmente o primeiro, que resolveu o problema no ataque português e foi fundamental na arrancada final nas Eliminatórias.

Campanha nas Eliminatórias:

Malta 0x4 Portugal
Portugal 2x3 Dinamarca
Suécia 0x0 Portugal
Portugal 0x0 Albânia
Portugal 0x0 Suécia
Albânia 1x2 Portugal
Dinamarca 1x1 Portugal
Hungria 0x1 Portugal
Portugal 3x0 Hungria
Portugal 4x0 Malta
Portugal 1x0 Bósnia
Bósnia 0x1 Portugal

Confira o desempenho de Portugal nas Copas:

1966: 3º lugar
1986: Eliminação na primeira fase
2002: Eliminação na primeira fase
2006: 4º lugar

Confrontos contra o Brasil na Copa do Mundo:

Portugal 3 x 1 Brasil (1ª fase - 1966)

Nenhum comentário: