domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM - Confira detalhes!

Tudo era igual em Soccer City até os 24 minutos do primeiro tempo. Os dois times se respeitavam muito. A marcação era implacável. Não havia muito espaço para jogar. As chances eram raríssimas. Até que veio o lance que mudou a partida. Tabela entra Robinho, Kaká e Luis Fabiano. O centroavante se desloca, avança e acaba diante de Boubacar Barry. A conclusão é perfeita. Um bomba, no canto esquerdo alto. Impossível de ser defendida. Gol com raiva. Chute de quem sabia que jogava uma decisão. O momento que fez a diferença. A partir daí, a Seleção se soltou, os marfinenses sentiram demais o golpe e o jogo ficou com cara, jeito e modeblo brasileiro. Cenário bem aproveitado, com excelente atuação no segundo tempo: 3 a 1. Classificação garantida. Falta definir o lugar. E. melhor ainda, houve considerável salto de qualidade entra a atuação ruim contra a Coréia do Norte e a evolução diante dos africanos. Não há como brigar com os fatos.

A partir do gol, a marcação encaixou. Os marfinenses não conseguiam jogar. Rodavam a bola e não achavam espaço. De vez em quando, o Brasil tirava uma soneca. Foi assim no fim do primeiro tempo e na reta final do segundo. Nesse momento, Drogba descontou o placar, que já marcava 3 a 0. Foi um Brasil equilibrado. Sem ser brilhante, mas com mais força e segurança do que a maioria dos seus rivais até agora na Copa. Não custa lembrar que, antes da vitória brasileira por 3 a 1, só Argentina (4 a 1 na Coréia do Sul), Uruguai (3 a 0 na África do Sul) e Alemanha (4 a 0 na Austrália) haviam feito três ou mais gols numa partida. E a Costa do Marfim é melhor do coreanos, australianos e sul-africanos

Não quero que entendam que solto foguetes na primeira vitória convincente do Brasil na Copa. Mas é obrigação do analista constatar o que houve em campo. E, descontados os excessos de sempre de Dunga (durante e depois do jogo), ele soube armar o time de uma forma que anulasse os marfinenses e levasse o Brasil à vitória. Tivemos problemas. Hoje os laterais não jogaram bem. A zaga não está tão afinada. Mas a marcação no meio, a eficiência de Elano e a noite inspirada de Luis Fabiano foram fundamentais.

O Brasil jogou bem. Não foi espetacular, mas foi eficiente. E muito melhor do que a Costa do Marfim. Uma vitória que deve ser ainda mais reconhecida diante da truculência dos africanos, que bateram demais, distribuiram coices, alvejaram Elano e ainda cavaram a expulsão injusta de Kaká. Por sinal, o camisa 10 deveria ter sido substituído no momento em que levou o amarelo, poucos minutos antes do vermelho. Péssimo, o árbitro francês Stephanne Lannoy. Que também não viu Luis Fabiano ajeitar com o braço uma bola antes de fazer o segundo gol. Vamos dar um desconto ao juiz, talvez encantado com os dois lençois que o centroavante aplicou nos rivais no começo da jogada.

Enfim, valeu. O Brasil ganhou, convenceu e saiu da inércia mostrada contra a Coréia do Norte. O caminho é esse. Até porque pouca gente nessa Copa está disposta a segui-lo.



Nenhum comentário: