domingo, 20 de junho de 2010

França - Em carta, jogadores franceses culpam dirigentes e explicam boicote ao treino

Chateados com o corte do atacante Nicolas Anelka, os jogadores da França protestaram em forma de boicote e decidiram não treinar neste domingo. O técnico Raymond Domenech leu para os jornalistas uma carta assinada pelos atletas, justificando a atitude. Confira abaixo a íntegra do texto:

Todos os jogadores do elenco francês, sem exceção, querem declarar sua posição contrária à decisão da Federação Francesa de Futebol de excluir Nicolas Anelka da seleção.

Se nós lamentamos o incidente que ocorreu no intervalo da partida entre França e México, lamentamos mais ainda o vazamento de uma informação que deveria ficar dentro do grupo e não deixa de ser comum em equipes de alto nível. A pedido do elenco, o jogador em questão tentou estabelecer um diálogo, mas sua tentativa foi ignorada.

A Federação em nenhum momento tentou proteger os jogadores. Tomou a decisão sem consultar o elenco, baseada em fatos publicados na imprensa. Por causa disso, e para marcar a oposição a quem está no mais alto nível do futebol francês, todos os jogadores decidiram não treinar hoje.

Em respeito ao público que veio ao treino, decidimos ir até os torcedores, que nos mostraram apoio. De nossa parte, estamos cientes da nossa responsabilidade de vestir as cores do país e respeitar todos aqueles, inclusive as incontáveis crianças, que têm os Bleus como modelos.

Não esquecemos nenhum dos nossos deveres. Vamos fazer tudo individualmente e coletivamente para garantir que a França recupere sua honra com uma performance positiva na terça-feira.




Federação francesa fica indignada com boicote e cogita punir atletas.

Entidade pede desculpas pela atitude dos jogadores dos Bleus neste domingo.

A atitude do time da França de não treinar neste domingo não foi bem digerida pelos dirigentes da Federação de Futebol do país. O presidente da entidade, Jean-Pierre Escalettes, considerou inaceitável o boicote, que foi motivado pelo corte de Anelka no sábado. O atacante xingou o técnico Raymond Domenech no intervalo da derrota para o México na última quinta-feira.
- O Conselho Federal será convocado imediatamente após o término da campanha da equipe na África do Sul para que sejam definidas as consequências da crise - diz a nota oficial divulgada pela Federação.

Além de Escalettes, o vice-presidente da FFF, Jean-Louis Valentin, revoltado, entregou o cargo no CT da França em Knysna, cidade na costa sul-africana.

Segundo nota oficial da federação, os jogadores não tinham direito a tomar tal atitude (de não treinar), pois a punição a Anelka foi dada após uma longa conversa com o jogador e na presença do capitão Patrice Evra. A FFF pediu desculpas aos torcedores e à imprensa, além de garantir que um conselho vai se reunir após a participação da França na Copa para pensar em possíveis sanções e punições ao elenco dos Bleus.

Nenhum comentário: