quinta-feira, 10 de junho de 2010

Quem é o maior jogador do Mundial? Quantos anos tem o mais velho? Conheça o perfil dos atletas que vão jogar na África do Sul

seleção que vai erguer a Copa do Mundo na África do Sul será conhecida apenas em 11 de julho. Mas alguns dos 736 jogadores que estarão no Mundial podem ser considerados vencedores em certas categorias antes mesmo de a bola rolar. Não se trata do artilheiro, do goleiro menos vazado ou do craque da competição. O GLOBOESPORTE.COM observou características dos atletas das 32 seleções. Quem é o mais alto? Quem é o baixinho? A garotada vai aprontar ou os velhinhos vão dar lições? Com base em informações divulgadas pela Fifa, analisamos o perfil dos participantes e descobrimos algumas curiosidades.
OS DEZ MAIS ALTO
Os adversários da Sérvia que se cuidem, pois o perigo vem do alto. Com 2,02 m, o atacante Nikola Zigic é, com o perdão do trocadilho, a grande arma da seleção. No Grupo D, terá Alemanha, Austrália e Gana como adversários.


Só que Zigic pode ter um rival direto à altura. Se passarem pelas suas chaves, Sérvia e Inglaterra podem se enfrentar nas oitavas de final. E os ingleses têm um gigante cheio de ginga. É Peter Crouch, que não deixa de tentar uma jogada mais ousada e plástica com seus 2,01 m. Nas alturas, ele é o segundo da Copa.

Ainda neste quesito, a seleção da Grécia chama a atenção. Pelo menos sete dos 23 convocados têm mais de 1,90 m. O goleiro de nome difícil, Konstantinos Chalkias, mede 1,98 m.

OS DEZ MAIS BAIXOS
Com 1,65 m, Diego Armando Maradona conquistou a Copa de 1986 para a Argentina. Tanto que na opinião popular o Mundial praticamente foi vencido sozinho por “El Pibe de Oro”. Em 94, Romário viveu situação bem parecida. Com 1,68 m, foi o personagem do tetracampeonato da seleção brasileira. Portanto, está provado que a baixa estatura não é um ponto fraco.


Na África do Sul, Lionel Messi, por exemplo, vai querer aprontar. O craque argentino tem 1,70 m. Se é o número 1 do mundo na atualidade, não entra na lista dos dez mais baixos da Copa. Neste quesito, o campeão é o meia inglês Aaron Lennon, de 1,65 m. A relação ainda tem o argentino Clemente Rodriguez, com um centímetro a mais, e o também inglês Shawn Wright-Phillips, de 1,68 m. A maioria joga no meio-campo ou no ataque. Chama a atenção o defensor Arthur Boka, da Costa do Marfim, que tem 1,66 m.

OS DEZ MAIS VELHOS
Experiência em Copa do Mundo é fundamental. Tudo bem que Pelé arrebentou de cara, com 17 anos, no primeiro Mundial dele, em 1958. Mas o Rei não conta. Na hora em que a coisa aperta, a “quilometragem” do jogador faz diferença. O goleiro inglês David James será o mais velho na competição, com 39 anos e dez meses. A longevidade, aliás, é uma característica da posição. Dos dez jogadores mais rodados, seis jogam sob as traves. O cálculo da idade feito pela Fifa toma como base a data do início da Copa, 11 de junho.

Segundo os números divulgados pela entidade, o Brasil encabeça a lista das seleções com a maior média de idade desta edição do Mundial: 29 anos e três meses. A Inglaterra, de David James, vem logo atrás com 28,9.


OS DEZS MAIS NOVOS
Será que a Copa de 2010 vai revelar algum jovem talento? Christian Eriksen, meia da Dinamarca, é um dos candidatos. Pelo menos pela idade. É o “pirralho” do Mundial com 18 anos e quatro meses. Para se ter uma ideia, quando Eriksen nasceu, o "vovô" David James tinha 21 anos. Entre os dez mais novos, os africanos também se destacam. Camarões, Nigéria e Gana têm seus representantes.

Gana, aliás, é a seleção dos garotos. Tem a menor média de idade entre as 32 equipes. São 24 anos e oito meses.


Nenhum comentário: