segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Adeus de um Campeão!


Nem mesmo o título carioca e os apelos dos companheiros e torcedores do Flamengo fizeram Fábio Luciano mudar de ideia sobre se aposentar dos gramados. Nesta segunda-feira, o agora ex-zagueiro confirmou sua decisão de deixar o futebol.
O jogador de 34 anos havia cogitado a possibilidade de se aposentar no final do ano passado, mas mudou de ideia na ocasião. Contudo, no último mês de abril, o capitão flamenguista anunciou que encerraria a carreira de 13 anos após o término do Campeonato Carioca.

Expulso nos minutos finais da partida do último domingo, Fábio Luciano viu o Flamengo derrotar o Botafogo nos pênaltis e conquistar o título carioca. Ao término da partida, torcedores e jogadores do Rubrio-Negro pediram para o zagueiro não encerrasse a carreira, mas o capitão afirmou que já havia tomado uma decisão, anunciada nesta segunda-feira.

"Quis sair do futebol da mesma maneira que comecei. Quando você inicia na profissão, com quinze anos, você tem sonhos e objetivos e por isso você tem alegria de jogar. Deus me proporcionou sair do futebol com a mesma alegria que eu comecei, com o tesão pela profissão que sempre senti. Estou saindo realizado com o meu trabalho", afirmou Fábio Luciano, explicando, em seguida, o motivo de sua decisão.

"Chegaram a falar para eu ficar e jogar uma vez por semana só. Mas eu não sou assim.
"Tenho prazer em trabalhar e não me sentiria bem em ver meu grupo jogando e eu aqui descansando. E essa relação jogador/concentração também pesou muito. O jogador não acha tempo para ficar com os filhos. Meu domingo era segunda-feira. E não é tão legal você ir para a praia ou para o parque na segunda", justificou, não esquecendo de agradecer as manifestações para que seguisse nos gramados.
"Fiquei muito sensibilizado com essa movimentação toda desde que anunciei minha aposentadoria. Tem coisas que você não consegue guardar em vídeos ou em fotos e essa movimentação para que eu desistisse da ideia (de se aposentar) foi sem dúvida uma dessas coisas boas que eu só vou conseguir guardar no meu coração".
Revelado pela Ponte Preta em 1996, Fábio Luciano se destacou na boa campanha da Macaca no Campeonato Brasileiro de 1999, conseguindo uma transferência para o Corinthians, onde conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000.
Em 2001, o zagueiro foi emprestado ao Inter, mas voltou ao Corinthians para ser campeão da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo de 2002. Ainda no Alvinegro, conquistou o campeão paulista de 2003, ano em que também disputou a Copa das Confederações pela seleção brasileira.
Fábio Luciano ainda teve passagens por Fenerbahce, da Turquia, e Colônia, da Alemanha, até chegar ao Flamengo em 2007, ajudando o time a deixar a zona de rebaixamento e se classificar para a Libertadores. Com isso, criou grande identificação com a torcida rubro-negra e, como capitão do time, foi campeão carioca de 2008 e 2009.

Nenhum comentário: