terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Corintianos x palmeirenses: duelo sem rivalidade e letras no Nordeste

Neste domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu, teve clássico entre Palmeiras e Corinthians, pelo Paulistão. Mas isso muitos fãs de futebol já devem saber. O que muito menos gente sabe é que também neste domingo, no mesmo horário, teve um jogo quase homônimo no Campeonato Potiguar. Em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, o Corintians recebeu o Palmeira de Goianinha, pela terceira rodada do estadual.

As duas equipes do futebol potiguar são inspiradas nos gigantes paulistas, é verdade. Mas um detalhe na grafia dos nomes dos clubes os torna um pouco diferentes dos seus “irmãos mais velhos”. O Corintians de Caicó, por exemplo, não tem o H da “matriz” paulistana. A explicação quem dá é François de Araújo Fernando, supervisor de futebol do time alvinegro.

- Foi uma questão ortográfica mesmo. O primeiro presidente achou que era melhor sem o H, pra deixar mais brasileiro. Inclusive, o fundador era corintiano e viu isso como uma forma de homenagear o clube do coração. Nasceu em uma palhoça, e hoje é um clube bem respeitado, na parte social e no futebol – contou o supervisor François, de Caicó, a 269 quilômetros da capital Natal.

A história do nome do Palmeira de Goianinha não tem nada a ver com brasilidade. Foi um erro mesmo na hora de redigir o estatuto e registrá-lo.

- O clube nasceu em junho de 1959 em alusão ao Palmeiras de São Paulo. E era para ser Palmeiras mesmo, com S. Só que na hora do registro do estatuto houve um erro de digitação e saiu sem o S. Mas temos escudos do Palmeiras pela sede e nosso uniforme também é verde e branco – declarou Claudio José Freire, presidente do time de Goianinha, a 60 quilômetros de Natal.

Depois de trêz rodadas do Campeonato Potiguar, o Palmeira de Goianinha aparece na segunda colocação, enquanto o Corintians está no sexto lugar. E diferentemente do que aconteceu no original Palmeiras x Corinthians, o duelo do torneio do Rio Grande do Norte é bem mais modesto. Até porque a folha de pagamento do Alviverde é de R$ 30 mil e a do Alvinegro de R$ 40 mil. Bem diferente dos milionários Verdão e Timão.

Corintians de Caicó posa para fotos antes de jogo pelo campeonato estadual (Foto: Divulgação)

Corintiano no Palmeira? Palmeirense no Corintians?
Uma situação dessas pode até soar estranho aos ouvidos dos fanáticos torcedores de Timão e Verdão, mas no Palmeira e no Corintians do Rio Grande do Norte é a pura realidade. A equipe de Goianinha, inspirada no Palmeiras, tem dois corintianos no elenco, assim como o time de Caicó, criado em homenagem ao Corinthians.




Na equipe alviverde, os torcedores do Timão são o zagueiro Zig e o atacante Galeguinho. Mas eles não se sentem incomodados em vestir verde e branco.

- Não tem essa aqui não. Sou corintiano, sim, mas tenho de honrar a camisa do Palmeira de Goianinha, que é o meu clube – falou Zig, de 32 anos.

- Também sou corintiano, mas não tenho acompanhado muitas notícias do clássico. Estou ligado no Campeonato Potiguar – declarou Galeguinho, de 23 anos.

No Corintians de Caicó há uma história bem curiosa. O zagueiro 'Julio Palmeira', além de ter o verde e branco no sobrenome, é um fervoroso torcedor do Verdão.

- Olha, aqui tem dois corintianos que consegui localizar no elenco, mas o caso mais curioso é do nosso zagueiro titular, Júlio Palmeira. Ele é palmeirense mesmo, não é só no sobrenome. Torce pro Flamengo no Rio, e pro Palmeiras em São Paulo. Torce, e torce muito. Mas é revelado aqui no Corintians, tem que ser profissional – contou o supervisor François de Araújo Fernando.

Ainda não há rivalidade entre as equipes. Até porque esse é o primeiro ano do Palmeira na primeira divisão do futebol do Rio Grande do Norte.

Fonte: Globoesporte.com


Nenhum comentário: