quinta-feira, 17 de abril de 2014

OS 10 maiores erros de arbitragem de todos os tempos...

Não é de hoje que erros de arbitragem têm influência decisiva no futebol. Eles acontecem até mesmo na maior competição do esporte, a Copa do Mundo. Desde a “mão de Deus” de Maradona em 1986 até os famosos dois passos para fora da área de Nilton Santos em 1962, a história dos Mundiais está repleta de decisões equivocadas dos juízes que tiveram impacto em jogos importantes. Confira abaixo:
PÊNALTI DE NILTON SANTOS (1962)
Em duelo pela fase de grupos, Nilton Santos derrubou o espanhol Enrique Collar na área. Experiente, deu dois passos para fora da área e conseguiu enganar o árbitro Sergio Bustamante. O Brasil, assim, escapou de sofrer um gol de pênalti . 
GOL DO TÍTULO DA INGLATERRA (1966)
CAMISA RASGADA DE ZICO (1982) 
O único título mundial da Inglaterra foi conquistado graças a um erro da arbitragem. Na prorrogação da final contra a Alemanha, Geoffrey Hurst chutou, a bola bateu no travessão, quicou na linha e foi cortada por um zagueiro germânico. Em vão: após consultar o auxiliar, o árbitro assinalou gol para os ingleses, que jogavam em casa. 
Na Tragédia do Sarriá, um lance ficou marcado para os brasileiros, quando Zico foi puxado por Gentile dentro da área. A camisa do brasileiro ficou rasgada, mas, mesmo assim, o árbitro não marcou pênalti, apesar dos protestos do Galinho. A Azzurra venceu o jogo por 3 a 2 e eliminou a Seleção. 
Zico, Copa 1982, Brasil x Itália (Foto: Agência Getty Images)Zico sofre marcação cerrada contra a Itália em 1982 (Foto: Agência Getty Images)

CHUTE DE MICHEL CONTRA O BRASIL (1986)
Novamente, a Espanha foi prejudicada contra o Brasil. Michel arriscou um chute de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou. Entretanto, o juiz não viu que ela havia passado da linha e mandou o jogo seguir. A Seleção saiu vitoriosa por 1 a 0. 
A MÃO DE DEUS (1986)
Maradona 1986 (Foto: FIFA)Maradona coloca a mão na bola e marca para a Argentina contra a Inglaterra (Foto: FIFA)
Nas quartas de final, Maradona destruiu a Inglaterra, numa rivalidade exacerbada na época por causa Guerra das Malvinas entre os dois países. Além de fazer um golaço, arrancando do meio de campo, ele também apelou para a malandragem: em disputa com o goleiro, deu um toque com mão na bola, que entrou vagarosamente, dando a vitória por 2 a 1 para a Argentina. Questionado sobre o lance, o camisa 10 ironizou: ‘Foi a Mão de Deus’. A equipe albiceleste seria campeã mundial pela segunda vez, e o craque iniciaria ali o auge de sua polêmica carreira. 

MARADONA REINCIDENTE (1990)
Quatro anos depois, Maradona reincidiu, novamente sem ser penalizado. Contra a União Soviética, ele evitou um gol adversário ao colocar a mão na bola, após cabeceio em cobrança de escanteio. O árbitro não viu o lance. Os argentinos venceram por 2 a 0. 
PÊNALTI NÃO MARCADO PARA A BÉLGICA (1994)
A Alemanha sofreu para eliminar a Bélgica nas oitavas de final da Copa de 1994. E poderia ser pior. Em um lance na área, o zagueiro Buchwald derrubou Weber dentro da área, mas o árbitro não marcou pênalti. Com isso, os germânicos venceram por 3 a 2. 
PÊNALTI EM LUIZÃO CONTRA A TURQUIA (2002)
Na estreia da Seleção em 2002, a partida contra a Turquia foi mais difícil do que se esperava, mas um erro favoreceu a equipe de Felipão. Luizão foi lançado e foi derrubado fora da área por Alpay, mas o árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro rival. Rivaldo cobrou e garantiu o triunfo brasileiro por 2 a 1.
GOL ANULADO DA ESPANHA (2002)
Antes de ser campeã em 2010, a Espanha teve uma boa chance em 2002, mas esbarrou na anfitriã Coreia do Sul e na arbitragem. Num lance crucial da partida, válida pelas quartas de final, o juiz anulou um gol de Morientes, de cabeça, alegando que a bola havia saído pela linha de fundo  no cruzamento de Helguera. O jogo terminou 0 a 0, e, nos pênaltis, os sul-coreanos venceram por 5 a 3. 
CHUTE DE LAMPARD (2010)
Beneficiada em 1966, a Inglaterra sofreu em 2010 contra a Alemanha. Nas oitavas de final, Lampard teve um gol anulado, após o juiz ignorar que a bola havia entrado quase meio metro em chute de fora da área do inglês. Os germânicos venceram por 4 a 1.
Nenhuma equipe entrou com ação contras os árbitros, nenhum jogo foi cancelado, e todos os resultados até hoje são válidos... Te pergunto será que o Vasco da Gama vai conseguir esse feito de anular a Final do Carioca 2014? vou esperar sentado, e ver o que vai dar...

Nenhum comentário: