terça-feira, 17 de junho de 2008

BRASIL X ARGENTINA: 94 ANOS DE GOLS,EMOÇÃO E DISCUSSÕES!



Ingresso de Brasil 3 x 1 Argentina, na Copa de 82


A seleção de Zico, Socrátes e Falcão superou o time do jovem Maradona por 3 a 1, eliminando os rivais do torneio. Com 22 anos, o 10 argentino perdeu a esportiva quando viu o jogo perdido, agrediu Batista com uma voadora e foi expulso. Como em 74, a vitória brasileira foi seguida por uma derrota - 3 a 2 para a Itália -, que desclassificou um selecionado brasileiro que ficou marcado pelo futebol bonito.


Copa de 90

Com um líbero em campo, fugindo das características do futebol nacional, o Brasil treinado por Sebastião Lazaroni enfrentou a Argentina nas oitavas-de-final. Os brasileiros, mesmo sem grandes exibições, venceram os três jogos da primeira fase (Suécia, Costa Rica e Escócia). A Argentina perdeu para Camarões e empatou com a Romênia, se classificando como terceiro colocado do Grupo B. E o esquema de Lazaroni desmontou diante de uma jogada genial de Maradona, que acionou Caniggia. O atacante driblou Taffarel e fez o gol da partida. O Brasil teve uma série de chances, desperdiçou todas e voltou para casa.





Os rivais só voltariam a atuar em 1956. E no ano seguinte, um duelo contra a Argentina marcou a estréia de Edson Arantes do Nascimento com camisa amarela. Em 7 de julho, no Maracanã, o Brasil perdeu por 2 a 1 o jogo válido pela Copa Roca. Mas ganhou Pelé, que marcou o gol nacional e um ano depois ajudaria o país a ganhar o primeiro de seus cinco títulos mundiais. Sul-Americano de 59 Com o Brasil campeão mundial, a expectativa era que a equipe ganhasse o Sul-Americano em 1959, na Argentina, título que ainda não havia conseguido fora de casa. Mas o time de Pelé, Garrincha, Didi e Nilton Santos tropeçou na estréia contra o Peru (2 a 2) e chegou à ultima rodada precisando vencer os donos da casa no estádio do River Plate. Pizzuti abriu o placar para os anfitriões no primeiro tempo. Pelé, após passe de Garrincha, empatou na etapa final. E um lance polêmico marcou o fim do jogo. Na crônica "Ladrão de Galinheiro", publicada na revista "Manchete Esportiva", Nelson Rodrigues garante que o árbitro chileno C. Robles apitou o encerramento da partida quando uma bola chutada por Garrincha "estufava o barbante argentino", impedindo a virada e o título brasileiro. Copa de 74 Desde o primeiro confronto, foram necessários longos 60 anos para que Brasil e Argentina se encontrassem em uma Copa do Mundo. Campeã mundial quatro anos antes, mas sem contar com Pelé, Gerson, Tostão e Carlos Alberto Torres, a seleção brasileira não brilhou nos gramados da Alemanha, mas superou o vizinho sul-americano na segunda fase: 2 a 1, gols de Rivelino e Jairzinho. Mas a derrota para o Carrossel Holandês no jogo seguinte acabou com o sonho de mais um título.




Os dois países somente voltariam a se reencontrar em um campo de futebol em 1939. E nova confusão aconteceu na disputa da Copa Roca. Em 15 de janeiro, a Argentina mostrou sua força e goleou o Brasil por 5 a 1 em São Januário. Primeira derrota do Brasil em casa para uma seleção estrangeira. Uma semana depois, o empate servia para os visitantes. Mas o segundo jogo no estádio do Vasco foi marcado pela confusão. Os argentinos ficaram irritados com a marcação de um penâlti, protestaram, foram agredidos por policiais brasileiros e abandonaram o campo. Mesmo assim, o pênalti foi cobrado. Perácio acertou o gol vazio, e o Brasil venceu por 3 a 2. A definição do campeão foi adiada para fevereiro de 1940. E nova confusão, desta vez no Palestra Itália (SP). Novo pênalti polêmico nos minutos finais, quando a Argentina vencia por 1 a 0. O "Globo Sportivo" de 22 de fevereiro mostra que o juiz brasileiro José Ferreira Lemos marcou a penalidade máxima e voltou atrás diante dos protestos argentinos, marcando falta fora da área. E tornou a mudar de posição, pressionado pelos compatriotas, apontando a marca fatal. Os argentinos ameaçaram deixar o campo, mas ficaram. Leônidas cobrou e empatou. Na prorrogação, novo empate de 1 a 1. Sete dias depois, no mesmo local, o Argentina fez 3 a 0 e ficou com a Copa Roca.

Nenhum comentário: