quinta-feira, 19 de junho de 2008

DIRETO DE 1958 - Pelé dono da camisa 10 do Brasil faz o gol da vitória


Com o apoio da torcida sueca, a seleção brasileira pressionou o País de Gales, no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, do início ao fim nesta quinta-feira. Além da invencibilidade, estava em jogo uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo. Após bater a Áustria (3 a 0), empatar com a Inglaterra (0 a 0) e vencer a ex-União Soviética (2 a 0), era preciso passar pelos galeses. Foi quando começou a brilhar a estrela de Pelé. O garoto de 17 anos fez o gol da vitória por 1 a 0 e garantiu a classificação.

Os galeses começaram no ataque. Aos 5 minutos, Sullivan desarmou Pelé e cruzou para Hewitt, que tentou o giro mas acabou saindo com bola e tudo pela linha de fundo. Cinco minutos depois, o Brasil respondeu com Zagallo, que avançou pela ponta esquerda e rolou a bola para Pelé. O camisa 10 brasileiro chutou cruzado para a defesa de Kelsey.
Aos 30, Garrincha arrancou em velocidade e soltou uma bomba da entrada da área. A bola bateu na rede… pelo lado de fora do gol. Passados sete minutos, Zagallo levantou bola na área para Pelé cabecear. O goleiro do País de Gales fez defesa sensacional.
Garrincha, Pelé e Didi tabelaram no meio de campo.
Em seguida, a bola chegou até Zagallo, que tentou marcar por cobertura. Mas a redonda passou por cima do travessão. No fim do primeiro tempo, os galeses tentaram esboçar alguma reação. No entanto, Nilton Santos desarmou Dedwyn na entrada da área e recuou a bola para Gilmar. Numa das poucas vezes em que o goleiro brasileiro tocou na redonda.

O Brasil manteve a pressão sobre o País de Gales no segundo tempo. Logo aos dez minutos, Mazzola rolou a bola para Garrincha, que colocou Pelé na cara do gol. O atacante do Santos soltou uma bomba no ângulo para a defesa espetacular com a ponta dos dedos de Kelsey. Os galeses deram o troco com Jones, que arriscou do meio da rua. A bola subiu muito e passou por cima do travessão de Gilmar.

Aos 17 minutos, Zagallo cruzou bola na área para Mazzola, que tentou dominar mas foi surpreendido por Mel Charles. Dois minutos depois, uma jogada que tirou o fôlego de quem estava no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo. Garrincha invadiu a área, driblou dois adversários (além do goleiro Kelsey) e tocou para o gol vazio. Mas, de novo, Mel Charles salvou o País de Gales ao tirar a redonda em cima linha.

O único gol da partida saiu aos 21 minutos. Didi tocou de cabeça da entrada da área para Pelé, que matou a bola no peito, girou entre dois galeses na altura da marca do pênalti e bateu colocado no cantinho direito. Brasil 1 a 0! Aos 28, a seleção brasileira poderia ter feito o segundo tento. Porém, o árbitro austríaco Friedrich Seipelt não marcou falta de Willians em cima de Pelé na grande área, quando o camisa 10 avançava em direção à meta de Kelsey

Nenhum comentário: