terça-feira, 27 de outubro de 2009

Com camisa inspirada no Flamengo, time coreano busca vaga em final asiática

O show de Zico & cia. no Japão em 1981 deu frutos rubro-negros na Ásia. Semifinalista da Liga dos Campeões do continente, o Pohang Steelers usa uma camisa inspirada no Flamengo, com listras vermelhas e pretas. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico brasileiro Sérgio Farias encara o Umm Salal, no Qatar, após ter vencido por 2 a 0 em casa, pela semifinal decisiva. O treinador espera que os ensinamentos do Fla campeão mundial também sirvam de inspiração para seu clube chegar à final do torneio.

- Já me falaram que nossa camisa é inspirada no Flamengo de 1981. Aqui na Ásia, de forma geral, aquele time teve uma influência muito grande. Zico, Adílio, Nunes... Eles motivaram os caras daqui a jogarem futebol. A camisa é a imagem que eles têm daquele time. Tanto que ela chama a atenção pelo padrão mais ocidental. A maioria dos uniformes aqui têm cores chamativas.
Para ir à decisão, o Pohang pode até perder por um gol de diferença para o Umm Salal, que tem como destaque o atacante Magno Alves. O outro finalista sairá da semifinal entre Al-Ittihad e Nagoya Grampus, que se enfrentam no Japão depois de os árabes terem goleado por 6 a 2 na ida. A equipe coreana tem dois títulos do torneio continental (1996/1997 e 1997/1998) e a conquista do tri seria mais um feito para aumentar a idolatria dos coreanos por Sérgio.

Técnico do Pohang desde 2005, o brasileiro foi campeão nacional em 2007 e seu rosto passou a ser desenhado em bandeiras dos torcedores. Em uma delas, aparece como o histórico general Insushin, que tem a fama de nunca ter perdido uma batalha nos mares.

O bom trabalho no Pohang rende elogios da imprensa e o brasileiro costuma aparecer como candidato a assumir a seleção coreana. A chance não veio até agora, mas Sérgio sonha alto: quer dirigir a Coreia do Sul em sua casa, o Brasil.

- Renovei meu contrato até 2011, mas há possibilidades de mudança dentro do continente, como Japão e mundo árabe. Meu sonho é comandar a seleção coreana em 2014. Seria muito legal um joguinho com eles no Maracanã... Diz Treinador.

Nenhum comentário: