sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fim de semana repleto de decisões no Brasil e na Europa.


Nesse fim de semana, alguns campeões poderão ser conhecidos. Tanto no Brasil, quanto na Europa. Aqui, os principais Campeonatos Estaduais estão na reta final. No Velho Continente, as ligas nacionais estão nas rodadas finais e, dependendo das combinações de resultados, alguns clubes deverão levantar a taça amanhã ou domingo.

EUROPA

Na Inglaterra, na Premier League, faltam apenas duas rodadas. O Chelsea lidera com 80 pontos, um a mais do que o Manchester United. No domingo, o Chelsea enfrentará o Liverpool, fora de casa. Se vencer e o Manchester tropeçar diante do Sunderland, fora também, poderá ser campeão. Mas dificilmente isso deverá acontecer. O mais provável é o Manchester ultrapassar o Chelsea nessa rodada e ser campeão na última, quando jogará em casa contra o fraco Stoke City.

Na Itália, a briga pelo título está entre Internazionale (73 pontos) e Roma (71), faltando apenas três rodadas. A Inter, pela tabela, tem tudo para chegar ao inédito pentacampeonato. O time do técnico José Mourinho pegará a Lazio (fora), Chievo Verona (casa) e o Siena (fora). Já a Roma terá o Parma (fora), o Cagliari (em casa) e o Chievo Verona (fora). Inter e Roma irão decidir também a Copa da Itália, na próxima quarta-feira.

Na Espanha, o Barcelona lidera a Liga com 87 pontos, contra 86 do Real Madrid. O Campeonato Espanhol terá ainda mais quatro rodadas e a definição do título deverá ser apenas na última rodada.

Na Alemanha, Bayern Munique e Schalke 04 estão empatados com 84 pontos. Faltam apenas duas rodadas. O Bayern, que tem 37 gols de saldo contra 24 do Schalke, terá um jogo mais fácil. Amanhã, o time de Van Gaal pegará o fraco Bochum, em casa, enquanto o Schalke jogará contra o Werder Bremen, também em casa.

Na França, faltam quatro rodadas e o Olympique de Marselha lidera com 71 pontos, cinco a mais do que o Auxerre. Hoje, às 16h, os dois jogam Auxerre, fazendo a final antecipada do torneio. Uma vitória garante praticamente o título ao Olympique depois de 18 anos.

Em Portugal, o Benfica tem 6 pontos a mais do que o Braga, faltando duas rodadas para o final. No domingo, a equipe dos brasileiros Ramires, David Luiz, Weldon e Éder Luís jogará fora de casa precisando de apenas um ponto para garantir o título. O adversário, porém, é o rival Porto. Um tropeço do Braga, diante do Paços Ferreira, também poderá dar o título ao Benfica.

Na Holanda, o campeonato terá a última rodada no domingo. O Twente, com 83 pontos, precisa de uma vitória sobre o NAC Breda, fora de casa, para ser campeão pela primeira vez (em 1926 foi campeão, mas como Eschende). O Ajax, com 82 pontos, está na cola. O time que já marcou 102 gols em 33 jogos, enfrentará o NEC Nijmegan fora de casa.

BRASIL

Dos 27 campeonatos estaduais, cinco já conhecem o seu campeão: Botafogo (carioca), Coritiba (paranaense), União Rondonópolis (mato-grossense), ABC (Rio Grande do Norte) e Baré (roraimense). No próximo final de semana, mais oito estaduais acabarão. Veja abaixo como está a situação em cada um deles:

Em São Paulo, o Santos pode perder até por um gol de diferença para o Santo André, no Pacaembu, que ainda assim garante o título do Paulistão. No jogo de ida, o Peixe venceu por 3 x 2.

Em Minas Gerais, o Atlético-MG joga pelo empate diante do Ipatinga, no Mineirão. No jogo de ida, em Ipatinga, o Galo venceu por 3 x 2.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio venceu o rival Inter na primeira final por 2 x 0, no Beira-Rio, e agora joga com vantagem em seu estádio, no Olímpico.

Na Bahia, o Vitória também está em vantagem. Depois de vencer o rival Bahia por 1 x 0, no Estádio Pituaçu, o Rubro-negro joga pelo empate no Barradão.

No Ceará, o Fortaleza venceu o Ceará por 1 x 0 no primeiro jogo e também joga pelo empate na segunda partida para set tetracampeão cearense.

Em Goiás, o Atlético-GO bateu o Santa Helena no primeiro jogo da final por 4 x 0 e praticamente garantiu o título estadual. A final será domingo, em Santa Helena.

No Distrito Federal, o Ceilândia venceu o Brasiliense por 3 x 1 na primeira final, em casa, e agora joga com vantagem. A deceisão será amanhã, no estádio Boca do Jacaré.

Em Santa Catarina, o Avaí venceu o Joinville no jogo de ida por 3 x 1, fora de casa. A final será domingo, em Florianópolis, e o Avaí pode até perder por um gol para ser bicampeão catarinense.

Nenhum comentário: