domingo, 9 de maio de 2010

Sem estrelas, Fla e Tricolor empatam e pensam na Libertadores.


Com a prioridade clara pela Copa Libertadores da América, "Flamengo" e "São Paulo" preservaram suas principais estrelas neste domingo e estrearam com empate por 1 a 1 no Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Sem flamenguistas como Adriano e Vágner Love e são-paulinos como Dagoberto, Alex Silva e Jorge Wagner, os dois mais recentes campeões nacionais mostraram raça no gramado molhado, mas nenhum conseguiu se destacar.

O Tricolor abriu o placar com gol de Washington, no primeiro tempo. Porém, na etapa complementar, Denis Marques igualou a contagem no Rio de Janeiro.

Agora, as duas equipes esquecem o Brasileirão, já que ambos têm compromisso pelo mata-mata da Libertadores na quarta-feira. O Flamengo jogará em casa contra o Universidad do Chile, enquanto o Tricolor vai ao Mineirão para encarar o Cruzeiro.

O jogo: Diante da falta de entrosamento dos dois lados e com o gramado molhado, Flamengo e São Paulo apostaram nas bolas aéreas e, principalmente, nas batidas de fora da área no início do duelo deste domingo. Improvisado na direita, o volante tricolor Wellington fez bom cruzamento para Marcelinho Paraíba, que se livrou da marcação e cabeceou fraco, facilitando o trabalho de Bruno no primeiro lance ofensivo dos visitantes.

Mesmo fora de casa, o Tricolor passou a dominar o jogo, pois exibiu um esquema tático mais organizado. Marcelinho Paraíba cobrou falta da direita com força, ninguém desviou no meio do caminho e Bruno se assustou para defender. Em seguida, Cléber Santana arriscou de longe para fora. Mas, instantes depois, Washington ajeitou para Richarlyson, que, mesmo livre na área, não aproveitou a boa chance.

Depois dos avanços dos visitantes, o Flamengo tentou responder, mesmo com problemas na frente, já que Denis Marques ficou isolado. O time da casa, então, só conseguiu criar perigo quando Petkovic chamou a responsabilidade. O sérvio cobrou falta de longe e viu a bola passar perto da trave de Rogério Ceni.

Do outro lado, o Tricolor deu a resposta com outro especialista em bola parada. Em falta quase na linha da área, Rogério Ceni bateu com força e rasteiro, carimbando a trave de Bruno. O susto recolocou o Flamengo no ataque, desta vez em jogada trabalhada de Juan, que se livrou da marcação pela esquerda e rolou na meia-lua para Kléberson girar e arrematar rente à trave.

Apesar de não contar com o apoio de um bom número de torcedores, o Rubro-negro se entusiasmou em campo, mas desperdiçou ótima chance. Kléberson encarou a marcação pela direita e fez o cruzamento para Denis Marques, que subiu entre a defesa e cabeceou por cima.

No fim da etapa, aos 44, o São Paulo enfim fez boa tabela para abrir o placar. Richarlyson tocou de cabeça na esquerda para Marcelinho Paraíba, que ajeitou com liberdade e fez a assistência na pequena área para Washington completar com um carrinho.

No intervalo, Rogério Lourenço colocou Michael no lugar de Fernando. E a alteração surtiu o efeito esperado pelo treinador. Logo aos cinco minutos, Michael encaixou um lançamento excelente para Denis Marques, que dominou livre de frente para a meta e, enquanto a zaga pedia impedimento, chutou no canto de Rogério Ceni.

O meia-atacante deu mais velocidade ao Rubro-negro e, quando a torcida ainda comemorava, Michael fez novo passe para Denis Marques, mas o atacante tropeçou na bola dentro da área. Ainda melhor em campo, o Flamengo quase virou o jogo. Petkovic bateu escanteio em busca de gol olímpico e acertou o travessão.

A pressão assustou o São Paulo, que, mesmo sem evoluir, conseguiu chegar com perigo. Depois de cruzamento na área, Washington cabeceou errado e ainda ficou com a bola livre, mas desperdiçou a chance de frente para Bruno ao concluir para fora.

Os dois treinadores decidiram promover alterações em poucos minutos. Gomes colocou Marlos e Hernanes nos lugares de Marcelinho Paraíba e Léo Lima. No Flamengo, Vinícius Pacheco e Fierro assumiram as vagas de Petkovic e Rômulo.

Nos minutos finais, David salvou em cima da linha em chute de Marlos, quando Bruno não tinha mais chances de defesa.

Nenhum comentário: