quarta-feira, 12 de maio de 2010

Veja resumo dos jogadores convocados por "Dunga" para Copa de 2010.


Dunga anunciou, nesta terça-feira, os seus 23 convocados para disputa da Copa do Mundo de 2010. No que diz respeito à fase dos jogadores, a lista apresenta grandes diferenças. Ou seja, há aqueles que fizeram uma temporada brilhante pelos seus clubes, mas também existem outros que viraram reservas de seus times recentemente.

Alheio a esses fatores, Dunga sempre disse que o mais importante é o desempenho de cada jogador com a camisa da seleção brasileira. Mas é inegável que o momento de cada atleta pode interferir no desempenho durante o Mundial da África do Sul.
Este resumo de como foram os últimos doze meses na carreira de cada convocado. É possível encontrar curiosidades, como o fato de um dos jogadores que menos entrou em campo ser exatamente aquele que mais vezes foi convocado por Dunga: o atacante Robinho, do Santos.

Veja abaixo também um resumo de como estão os convocados e também um gráfico com a quantidade de gols marcados ou sofridos de cada um:

GOLEIROS

Doni (Roma-ITA)
Apesar da Roma ter feito uma campanha surpreendente no Campeonato Italiano, disputando o título até o final com a Inter de Milão, Doni pouco participou. O também brasileiro Júlio Sérgio foi o titular no gol do time durante a maior parte da temporada.

Gomes (Tottenham-ING)
O goleiro chegou ao futebol inglês em 2008 e, após uma primeira temporada conturbada, conseguiu se firmar. Em 2010, ele foi o titular na meta do Tottenham, que surpreendentemente ainda briga por uma vaga na Liga dos Campeões de 2010/2011.

Júlio César (Internazionale-ITA)
O titular de Dunga acumulou mais um temporada brilhante no futebol italiano. Ele é um dos principais jogadores da Inter de Milão, que foi campeã da Copa da Itália, está perto do título no Campeonato Italiano e na final da Liga dos Campeões.

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona-ESP)
A temporada não foi tão cheia de títulos quanto a de 2008/2009, mas o rendimento de Daniel Alves foi o mesmo: mesmo atuando como lateral, ele segue como uma das principais armas ofensivas do Barcelona, que ainda sonha com a conquista do Campeonato Espanhol.

Maicon (Internazionale-ITA)
É outro que brilhou na temporada bem sucedida do seu time. O lateral se destacou tanto na defesa quanto no ataque e também foi um dos pilares do clube italiano.

Gilberto (Cruzeiro)
É outro que atua no meio-campo quando defende seu clube, mas que terá que se adaptar para defender a seleção brasileira. O jogador do Cruzeiro é um dos destaques do seu time, que tem feito boa campanha na Copa Libertadores, mas perdeu o Campeonato Mineiro para o Atlético-MG.

Michel Bastos (Lyon-FRA)
O lateral-esquerdo de Dunga é considerado um ponta direita pelo seu técnico na França, Claude Puel. Jogando de forma ofensiva, ele se destacou com muitos gols na sua primeira temporada pelo Lyon. No entanto, na África do Sul, ele terá que controlar seus avanços ao ataque.

ZAGUEIROS


Juan (Roma-ITA)
As lesões sempre atrapalharam a carreira do zagueiro, mas recentemente ele tem dado provas de que se livrou desse problema. Tem jogado com freqüência pela Roma, que surpreendeu ao entrar na briga pelo título do Campeonato Italiano durante a atual temporada.

Lúcio (Internazionale-ITA)
O capitão da seleção brasileira teve que dar uma volta por cima na atual temporada: dispensado pelo técnico Louis Van Gaal, do Bayern de Munique, ele foi para a Itália e conseguiu sucesso. Foi titular absoluto da Inter e se firmou como um dos melhores jogadores do mundo em sua posição.

Luisão (Benfica-POR)
O zagueiro está no futebol português desde 2003 e é uma das principais lideranças de seu time. Com esse status, ele conquistou o título nacional da atual temporada e convenceu Dunga, de uma vez por todas, que merecia mesmo ser convocado.

Thiago Silva (Milan-ITA)
A atual temporada era decisiva na carreira de Thiago: pela segunda vez na carreira ele foi para o futebol europeu e precisava se destacar para chamar a atenção de Dunga. E conseguiu: foi titular, recebeu elogios dos jornalistas e se firmou de vez na Itália.

VOLANTES

Felipe Melo (Juventus-ITA)
Foi uma temporada na qual Felipe Melo deu um salto em sua carreira: saiu da Fiorentina para enfrentar a pressão de jogar na Juventus, um dos maiores times da Itália. O volante não conseguiu brilhar e ainda foi alvo de críticas e polêmicas. Mesmo assim, segue em alta com Dunga.

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRA)
O volante é um dos jogadores que mais contam com a confiança de Dunga para a Copa do Mundo. Ele está há duas temporadas no futebol grego e é o capitão do time. Inclusive levantou as taças da Copa da Grécia e do Campeonato Grego em 2010.

Josué (Wolfsburg-ALE)
A atual temporada não foi tão boa para o volante quanto foi a de 2008/2009. Nesta, como capitão de seu time, ele levantou a salva de prata, taça do Campeonato Alemão. Ainda como capitão, em 2009/2010, ele só comandou seu time a uma posição intermediária na competição nacional.

Kléberson (Flamengo-ITA)
Os últimos doze meses foram marcados por uma grande irregularidade de Kléberson. Durante o segundo semestre de 2009, ele foi titular na campanha do título do Flamengo no Campeonato Brasileiro. No entanto, uma lesão e a mudança de técnico no time carioca fizeram com que ele perdesse espaço. Mesmo assim, vai para a África do Sul com a seleção brasileira.

MEIAS

Elano (Galatasaray-TUR)
Após temporadas discretas no Manchester City, Elano resolveu se mudar para a Turquia para tentar jogar com mais freqüência. Resultado: conseguiu mais chances por lá e continuou a contar com a confiança de Dunga para participar de sua primeira Copa do Mundo.

Júlio Baptista (Roma-ITA)
Não foi uma boa temporada para o reserva de Kaká na seleção brasileira. Ele não conquistou a confiança do novo técnico da Roma, Cláudio Ranieri, e recebeu poucas chances de jogar, quase sempre quando saia do banco de reservas.

Kaká (Real Madrid-ITA)
Uma grande mudança não trouxe bons momentos para a carreira de Kaká na atual temporada. Ele saiu do Milan para jogar no Real Madrid e logo virou alvo de críticas por atuações decepcionantes no futebol espanhol. Além disso, sofreu com uma lesão e só foi se recuperar nos últimos jogos do time espanhol.

Ramires (Benfica-POR)
O jogador ex-Cruzeiro chegou com moral ao futebol português e não decepcionou: disputou uma grande quantidade de partidas, se destacou e, ao fim, comemorou o título nacional conquistado pelo Benfica.

ATACANTES

Grafite (Wolfsburg-ALE)
A irregularidade foi a marca de Grafite na Alemanha durante os últimos 12 meses. Ao contrário da temporada anterior, na qual ele foi um dos principais destaques do título nacional conquistado pelo seu time, dessa vez o sucesso não foi tão grande. O começo ruim, em que ele até virou reserva, foi superado posteriormente, mas a campanha do Wolfsburg foi discreta no Campeonato Alemão.

Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Não foram meses fáceis na carreira do centroavante titular da seleção brasileira. Apesar de ter feito gols e ter virado alvo de grandes times europeus mais uma vez, ele sofreu com lesões e não entrou na briga pela artilharia do Campeonato Espanhol, como tinha feito nos dois anos anteriores.

Nilmar (Villarreal-ESP)
Também foram meses difíceis para o atacante do Villareal. Ele sofreu para se adaptar ao futebol espanhol e o seu time chegou a ficar na zona de rebaixamento durante as primeiras rodadas do campeonato nacional. Mas a recuperação, tanto do jogador quanto do clube, vieram no 1º semestre de 2010. Nilmar agora soma doze gols e o Villareal briga por uma vaga na próxima Liga Europa.

Robinho (Santos)
O segundo semestre do jogador mais convocado por Dunga foi preocupante: ele sofreu para se recuperar de uma lesão e recebeu poucas chances para jogar pelo Manchester City. Mas então veio o empréstimo ao Santos, a conquista do título do Campeonato Paulista e agora ele vai chegar em boa fase para a disputa do Copa do Mundo de 2010.

Nenhum comentário: