quarta-feira, 11 de junho de 2008

TURQUIA ELIMINA SUÍÇA E CLASSIFICA PORTUGAL ÁS QUARTAS-DE-FINAL





Suíça e Turquia fizeram uma partida bem disputada, mas de baixo nível técnico
Em um jogo de baixo nível técnico e com muita água na maior parte do tempo, a Turquia derrotou a Suíça, de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio St. Jakob Park, na Basiléia. O duelo foi válido pela segunda rodada do grupo A da Eurocopa 2008 .

Com o resultado, a Suíça não tem mais chances de se garantir às quartas-de-final do torneio. Portugal, com seis pontos, já está garantido na próxima fase.
O jogo Apesar de ambas as seleções precisarem da vitória, Suíça e Turquia começaram a partida de forma sonolenta e sem criar muitas chances. Para piorar a situação, aos 15 minutos a chuva marcou presença na Basiléia, encharcando o gramado de St. Jakob Park. O primeiro lance de perigo – e primeiro chute – da partida aconteceu aos 24 minutos. Barnetta cobrou uma falta com violência, obrigando o goleiro Volkan Demirel a se esticar todo para espalmar a bomba para escanteio.




A resposta turca veio três minutos depois. Após cruzamento, Benaglio desviou na cabeça de Karadeniz, que, sem querer, acertou a trave suíça. Mas os anfitriões da Euro, contando com o apoio da torcida, acabaram abrindo o placar. Após cruzamento rasteiro do lado direito, Hakan Yakin, sozinho na área, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. O detalhe é que, por pouco, o lance não parou em uma poça d´água. Fim de chuva, gol da Turquia Precisando do empate, o técnico Fatih Terim fez duas substituições para colocar o time mais à frente. E acabou conseguindo o que queria. Semih Senturk, que entrou no lugar de Karadeniz, aproveitou passe primoroso do atacante Nihat e igualou o placar aos 12 minutos da segunda etapa, quando a chuva já tinha dado uma trégua. Aos 39, o goleiro Volkan Demirel fez duas defesas milagrosas no mesmo lance, em chutes de Hakan Yakin e Behrami.

Se atrás a Turquia se garantia com as boas defesas do goleiro do Fenerbahçe, na frente o time contou com a sorte para virar o placar aos 47 minutos do segundo tempo. O meia Arda Turan arriscou da entrada da área, a bola desviou em Müller e enganou o goleiro Benaglio. Festa turca na Suíça.

Vingança turca

Além de seguirem na briga por uma vaga na próxima fase da Eurocopa, os turcos tiveram mais um motivo para comemorar o triunfo sobre os suíços.Com o resultado, o time conseguiu se vingar da derrota na repescagem para a Copa do Mundo de 2006. Naquela ocasião, a Suíça venceu em Berna por 2 a 0, no jogo de ida. Na volta, a Turquia fez 4 a 2, e os suíços avançaram por causa dos gols marcados fora de casa. Depois do jogo, houve briga generalizada entre jogadores, seguranças e policiais. A delegação suíça precisou ficar duas horas no vestiário, esperando a poeira baixar, para deixar o estádio.

Nenhum comentário: