terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Natal lança Complexo Esportivo para sediar Copa.

Construir um complexo esportivo em uma área de 45 hectares bem no centro da cidade. Esse foi o projeto que a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado apresentaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para levar a capital a ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, realizado no Brasil. O Estádio das Dunas é um projeto ousado e desenvolvido pela empresa inglesa HOK SVE, a maior do mundo em termos de construções esportivas. Caso seja realmente viabilizado, o investimento feito na construção do complexo retornará antes mesmo do Mundial: o Estado deve arrecadar cerca de R$ 1 bilhão com a venda dos espaços comercias e residências do novo estádio.


São bosques, hotéis, teatros, estacionamentos subterrâneos, prédios comerciais, shopping center, além de um centro administrativo do Governo do Estado e da Prefeitura, totalizando uma área de 45 hectares. Para desenvolver esse projeto, o cidade recorreu a HOK SVE, empresa de fama mundial e responsável pela criação de complexos esportivos conhecidos em todo o mundo, como o Wembley e o Emirates Stadium, ambos da Inglaterra, e a Arena Olímpica de Sidney, na Austrália.


O Estádio das Dunas será construído por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dessa forma, a venda dos espaços para comércio e residência - numa área útil 300.000 m² - vai gerar cerca de R$ 1 bilhão, verba suficiente para bancar o projeto. A viabilização do Complexo Esportivo prevê a sua construção onde atualmente se encontra o estádio Machadão, o ginásio Machadinho, o Kartódromo de Natal e o Centro Administrativo.


Além do moderno complexo esportivo, Natal utilizará sua vocação turística e sua infra-estrutura hoteleira para ser uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, desembarca no aeroporto Augusto Severo, na grande Natal, no dia 6 de fevereiro para avaliar as condições reais da cidade.

Nenhum comentário: