segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Com queda de Ney Franco, restam cinco técnicos há mais de um ano no cargo.


O trabalho de um técnico de futebol no Brasil costuma ser uma tarefa tensa. A pressão por resultados vive ameaçando a permanência dos profissionais em seus cargos. Na Série A, vários já foram vítimas da insatisfação de dirigentes, jogadores e torcedores. A lista dos que estão há mais de um ano em um mesmo clube é pequena e sofreu mais uma baixa: Ney Franco, que foi demitido do Botafogo, após aproximadamente 13 meses da data de sua contratação. Cinco são os que ainda sobrevivem por tanto tempo no comando de seus times: Mano Menezes, Adilson Batista, Silas, Tite e Hélio dos Anjos.
Mano e Adilson foram contratados por Corinthians e Cruzeiro, respectivamente, em dezembro de 2007. O primeiro com o objetivo de vencer a Série B e recolocar o time paulista novamente na elite. O segundo com a missão de alcançar no mínimo uma vaga na Libertadores da América. Alcançaram seus objetivos em 2008 e permaneceram no cargo, apesar de também não estarem imunes às críticas e desconfianças ao longo desse período.
Silas foi contratado pelo Avaí no dia 15 de março de 2008 e ficou ainda mais fortalecido no cargo após conquistar a tão sonhada vaga na Série A do Brasileirão. A recuperação surpreendente do time no Brasileirão deste ano também parecem manter a boa reputação do comandante em Florianópolis. Tite e Hélio dos Anjos, técnicos de Internacional e Goiás, respectivamente, chegaram aos seus atuais clubes em junho de 2008. O primeiro se mantém firme, apesar da frequente desconfiança dos colorados. O segundo está mais tranquilo, principalmente devido a boa campanha do Esmeraldino no Brasileiro e pelo título do Estadual.

Nenhum comentário: