terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Matéria de O Globo questiona atraso das obras em Natal para a Copa de 2014


Natal mais uma vez tem sua candidatura posta em dúvida pela imprensa nacional para a Copa do Mundo de 2014. Em publicação do jornal carioca O Globo nesta terça-feira firma que Natal volta a sofrer com atrasos e denúncias para a construção do estádio Arena das Dunas.

Segundo informações do jornal, o governo estadual decidiu prorrogar o prazo de entrega das propostas para o segundo edital, lançando no fim do ano passado, no dia 30 de dezembro. O prazo inicial era hoje, e acabou passando para o dia 2 de março. Natal é a cidade mais atrasada no cronograma de construção do seu estádio.

Para cumprir os prazos da Fifa, o projeto foi mudado em alguns pontos. No ano passado, dois escritórios foram contratados pelo antigo governo estadual, sem licitações, para realizar os projetos complementares, em um valor de R$ 27 milhões. O Ministério Público questionou o montante, e o então governador Iberê Fernandes suspendeu os contratos. A primeira licitação em 2010 não teve interesse de nenhuma empresa na parceria Público-Privada.

Em entrevista ao jornal "O Globo", o novo secretário da Copa (SECOPA), Demétrio Torres, disse que a prorrogação aconteceu por solicitação das empresas para a adequação de proposta ao novo edital. - A posição do novo governo em dar prioridade à construção da Arena das Dunas, não só com discursos, mas com ações, aumentou o interesse das empresas pela licitação - disse Torres jornal carioca.

A construção da Arena das Dunas, com capacidade para 45 mil pessoas, foi orçada em R$ 400 milhões. O novo edital prevê que o consórcio ou empresa que apresentar o menor valor para a obra será o vencedor. A SECOPA vai receber até o 2 de março todos os documentos (credenciamento, proposta e habilitação – demolição e remoção do complexo do estádio Machadão). Segundo Demétrio Torres, até o dia 15 do próximo mês o nome do vencedor será conhecido entre as 25 empresas interessadas.

O prazo para a conclusão da Arena é de 30 meses. A Fifa estipulou a entrega do estádio pronto para o dia 31 de dezembro de 2013.

Torres explicou que o novo prazo para a entrega das proposta não vai afetar o cronograma para a Copa do Mundo de 2014. Ele garantiu que todo o processo será concluído até junho, dentro do prazo da entidade, que já tinha acertado com a nova governadora Rosalba Ciarline (DEM) sobre as datas finais.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do site Globoesporte.com

Nenhum comentário: