terça-feira, 27 de maio de 2008

CORINTHIANS E BOTAFOGO - DECISÃO NESSA QUARTA-FEIRA!


Raio-X de Corinthians x Botafogo
Confira a comparação, jogador por jogador, entre os dois semifinalistas


Empurrado por sua torcida, o Corinthians terá de vencer o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h50m, para chegar à decisão da Copa do Brasil. O time carioca conseguiu sua primeira virada no ano ao bater o adversário por 2 a 1, na partida de ida, no Engenhão.

Analista Comparou as duas equipes, posição por posição, levando em conta o momento vivido pelo jogador. E o Corinthians venceu pelo placar de 5 a 3, com três empates. Também levou a melhor no duelo entre os treinadores. Confira abaixo a comparação e a análise tática de cada setor.

Goleiro:



Felipe: Não tem sido tão determinante nos jogos como no ano passado, mas continua seguro na maioria das vezes em que é exigido. Neste ano já teve algumas falhas, principalmente no jogo aéreo. Porém, é um goleiro que cresce em momentos de decisão e pode fazer a diferença. Castillo: Ídolo instantâneo da torcida, o uruguaio pode ser fundamental ao time. Experiente e acostumado a jogos decisivos, sabe catimbar e tranqüilizar os companheiros em momentos de pressão. Volta recuperado de uma antiga lesão muscular, que voltou a sentir depois de grande atuação contra o Cruzeiro.

Quem leva vantagem: Corinthians


Lateral-direito:



Alessandro: Começou a temporada muito bem, mas depois teve seguidas lesões e ficou fora por quase três meses. Voltou a jogar recentemente e vai substituir o suspenso Carlos Alberto. Jogador de explosão e que chega bem na linha de fundo. Também pode ser usado no meio-de-campo, na armação da equipe. Túlio Souza: Chegou ao clube com uma lesão no púbis, e depois da recuperação ainda não repetiu as atuações que teve pelo Coritiba em 2007, quando entrou na seleção da Série B do Brasileirão. Mas vem melhorando a cada partida, mostrando bom toque de bola e facilidade para chegar ao ataque. É versátil.

Quem leva vantagem: empate


Zagueiro central:


Chicão: Titular absoluto, o zagueiro é bom no desarme e na cobertura. Tem se destacado como um dos principais atletas da equipe em 2008. No entanto, todo o setor sofreu uma queda de rendimento nas últimas partidas. As bolas alçadas na área pelos adversários têm tirado o sono dos defensores. Renato Silva: Apesar da desconfiança que ainda paira sobre os torcedores, é titular absoluto da zaga alvinegra e tem atuado mesmo quando Cuca poupa titulares. Tem bom toque de bola e joga com seriedade, mas nem sempre está bem colocado na área, o que já o levou a cometer pênaltis desnecessários.

Quem leva vantagem: Corinthians


Quarto zagueiro:



William: Capitão do Timão e jogador que mais vezes entrou em campo neste ano, o camisa 4 é considerado pelo técnico Mano Menezes como um presente. Firme no desarme e na jogada aérea, o zagueiro tem forte saída de bola e chega com perigo também na área adversária. É um porto seguro do Corinthians. Andre Luis: Demorou a ter uma chance na equipe titular, mas não a desperdiçou. Firmou-se como o xerifão da zaga e impõe respeito. Tem boa colocação, boa noção de antecipação e não brinca em serviço, dando bicões sempre que necessário.

Quem leva vantagem: empate


Lateral-esquerdo:


Carlão: Originalmente lateral-esquerdo, Carlão virou zagueiro com Mano Menezes. Mas só joga quando o técnico opta pelo esquema 3-5-2. Tem forte saída pelo lado esquerdo do campo e é rápido. Por outro lado, suas características mais ofensivas muitas vezes prejudicam a cobertura na defesa. Eduardo: Revelado pelo Bahia, é técnico e habilidoso. Versátil, pode jogar como zagueiro ou volante, e agora entra no time fazendo o papel de Triguinho, ainda lesionado: atuando pela lado esquerdo do campo, mas fazendo o papel de terceiro zagueiro. Apoia bem, mas peca por enfeitar demais os lances.

Quem leva vantagem: Botafogo
Análise tática da defesa:
Corinthians: Embora tenha vivido uma queda de rendimento nas últimas partidas, o setor defensivo é o mais regular do Corinthians na temporada. Teve a defesa menos vazada do Campeonato Paulista e na Copa do Brasil não tem levado muitos sustos. Costuma jogar com Chicão e William, mas quando o esquema é no 3-5-2 ganha o reforço do lateral-esquerdo Carlão ou de Fábio Ferreira. Botafogo: O time sente a falta de Triguinho, que deixa a ala esquerda mais forte, e vem apresentando problemas de posicionamento. Como Leandro Guerreiro e Túlio não estão 100%, a zaga perde em proteção. Sem Alessandro, suspenso, o lado direito perde em velocidade e poder de marcação. As opções não são muitas. Ferrero e Bruno Costa podem ser utilizados para deixar o time mais fechado.


Primeiro volante:



Nilton: Atleta jovem e de muita força. Atua na contenção do meio-de-campo e tem no forte chute uma das suas principais armas. Ainda não se firmou como titular na equipe do técnico Mano Menezes. Joga mais quando o esquema é defensivo. Nesta quarta vai entrar na vaga de Fabinho, suspenso. Leandro Guerreiro: Ainda está recuperando a forma e o ritmo de jogo, depois de ficar os primeiros meses do ano se recuperando de uma lesão no púbis. Ainda não lembro o jogador de 2007, quando se destacou pelo ótimo poder de marcação e a boa saída de bola. É um dos jogadores de confiança de Cuca.

Quem leva vantagem: Botafogo


Segundo volante:



Eduardo Ramos: Contratado do Anápolis recentemente, o jogador foi considerado um dos melhores do Campeonato Goiano. No Corinthians, o meia tem atuado mais como segundo volante. Ainda não fez nenhum jogo espetacular, mas mostrou que tem bom toque de bola e chegada com força ao ataque. Diguinho: É o motor do meio-campo alvinegro e vive grande fase. Marcador incansável, trocou o ímpeto que resultava em muitas faltas pela disposição de parar o ataque adversário na bola. Aparece bem na frente e sabe sair jogando com a bola nos pés. Dá velocidade na saída do meio para o ataque.

Quem leva vantagem: Botafogo


Meia:



Diogo Rincón: Tem feito a diferença para o Corinthians na Copa do Brasil. Um dos artilheiros do time na competição, o meia-atacante usa bastante da força física para ganhar dos adversários no meio-de-campo e da habilidade para chegar na área e fazer prevalecer seu instinto de matador. Lucio Flavio: Cérebro da equipe, cadencia bem o jogo e é o responsável pela distribuição de jogadas e lances de bola parada - faltas e escanteios que resultam em jogadas ensaiadas, umas das armas alvinegras. O time sente quando ele não joga, mas continua devendo uma grande atuação numa partida decisiva.

Quem leva vantagem: Corinthians


Meia:



Wellington Saci: Recém-chegado do Itumbiara, o lateral-esquerdo foi considerado o craque do Campeonato Goiano. Estreou pelo Corinthians recentemente, mas é um jogador de muita habilidade e rápido. Também pode quebrar o galho na armação do time, numa possível variação tática durante a partida. Zé Carlos: Começou muito bem a temporada, mas caiu de produção e não vive um bom momento. Voluntarioso, ataca e marca com o mesmo vigor, mas tem irritado a torcida por causa do grande número de passes errados. Taticamente importante, não desiste das jogadas, por isso tem a confiança do treinador.

Quem leva vatagem: empate


Análise tática do meio-campo:
Corinthians: Oscilou muito até a chegada de Diogo Rincón. Depois que o jogador assumiu a armação do time, o volume de ataque melhorou. Na contenção é sempre forte, mas Fabinho está suspenso e será substituído pelo jovem Nilton. Contra o Botafogo, ficará sem Lulinha, que vinha forte nas jogadas pelos lados do campo. Botafogo: O Alvinegro ganha com a volta de Diguinho, que cumpriu suspensão, e a saída de Túlio, que está em má fase e recebeu o terceiro cartão amarelo. Ganha mais poder de marcação e cobertura dos alas. Para Lucio Flavio poder criar, Zé Carlos ajuda mais na marcação, principalmente pelo lado esquerdo. Mas faltam boas opções no banco para defender e apoiar. Abedi e Adriano Felício não empolgam.


Atacante:



Dentinho: Começou a temporada a todo vapor, mas perdeu o ritmo depois que passou a ter forte marcação. É habilidoso e tem bom toque de bola. A finalização é mediana. Quando é objetivo leva perigo, mas muitas vezes abusa das firulas e desperdiça boas chances de ataque do Timão. Jorge Henrique: Apesar de não ser o mesmo jogador de 2007, é sempre uma preocupação para a zaga adversária. Veloz e habilidoso, confunde a marcação caindo pelos lados do campo e aparecendo na área. Ajuda na marcação e prente bem a bola no ataque, mas tem exagerado ao tentar cavar faltas.

Quem leva vatagem: Corinthians


Centroavante:



Herrera: Diferentemente de Dentinho, o argentino iniciou a temporada sob desconfiança. Mas de uns tempos pra cá se tornou o principal jogador da equipe. O camisa 17 é o artilheiro do time e tem feito a diferença no jogo aéreo. Cai bem pelos lados do campo e tem boa movimentação na área. Além de muita garra. Wellington Paulista: Movimenta-se bastante, prende bem a bola e dá trabalho, mas é outro jogador que caiu de produção em relação ao início da temporada. Artilheiro do time, não marca há seis jogos. Na partida de ida, perdeu chance inacreditável, cara a cara com Felipe, e errou por querer cavar faltas. Quem leva vatagem: Corinthians


Análise tática do ataque:
Corinthians: Chegou a ser motivo de muitas reclamações, tanto que a diretoria estava desesperada por um novo atacante. De uns jogos pra cá se tornou o melhor setor da equipe alvinegra, principalmente pelas boas atuações de Herrera. Se Mano optar por um esquema 4-4-2, com Acosta na vaga de Lulinha, o ataque deve ganhar mais força com o uruguaio chegando de trás para ajudar. Botafogo: Jorge Henrique e Wellington Paulista são a grande esperança ofensiva, mas estão devendo boas atuações. A equipe tem jogadores que podem chegar como elemento surpresa, pelo meio ou pelas pontas: Zé Carlos, Diguinho, Eduardo e Túlio Souza. Alexandro e Fábio são boas opções para tornar o time mais ofensivo. O primeiro dá mais velocidade à equipe, e o segundo marca presença na área.


Técnicos:



Mano Menezes: Até o momento tem correspondido o investimento que a diretoria fez nele. Embora tenha ficado fora das finais do Paulistão, o treinador conseguiu amadurecer o time e tornar o Corinthians competitivo. Chamado de retranqueiro por muitos, ele tem surpreendido com ousadia na Copa do Brasil. Cuca: O time caiu de produção e não pode contar com bons reforços na Copa do Brasil, como Carlos Alberto e Thiaguinho. Cuca tem mexido bem no intervalo dos jogos, quando a equipe sobe de produção, mas precisa acertar o posicionamento da defesa, que tem dado sinais de desatenção e sido envolvida com facilidade.

Quem leva vantagem: Corinthians

Nenhum comentário: