domingo, 18 de maio de 2008

NÁUTICO VENCE A GAROTADA DO FLUMINENSE!



O Fluminense foi derrotado pelo Náutico por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Timbu foram marcados por Wellington, aos 26 do segundo tempo, e Warley, num dos últimos lances da partida, aos 49 minutos. Com a vitória, o Náutico assume a primeira colocação do Brasileiro, com seis pontos, ao lado do Cruzeiro, enquanto o Fluminense permanece com apenas um ponto ganho.


Primeiro tempo


O Fluminense entrou em campo com apenas um titular, o goleiro Fernando Henrique, e muitos jogadores recém-chegados de Xerém, como o zagueiro Sandro, o lateral-esquerdo Dieguinho, o apoiador Marinho e o atacante Alan. Com tantas mudanças, visando o jogo de quarta-feira, pela Libertadores, contra o São Paulo, o que se viu foi correria, inexperiência e falta de entrosamento. No primeiro lance da partida, Dieguinho fez grande jogada pela esquerda e foi derrubado por Paulo Almeida dentro da área, na frente do árbitro Luiz Alberto Bites, que nada marcou. Preocupado com a empolgação da garotada tricolor, o Náutico se recolheu e preferiu não dar espaço aos contra-ataques do Fluminense. E o Tricolor, sem entrosamento, sofreu com a falta de espaço e com a retranca pernambucana e não foi capaz de obrigar o goleiro Eduardo a fazer qualquer tipo de defesa na primeira etapa. Com Alan e Léo Itaperuna presos na marcação do Timbu, e David - o mais experientes do meio - sumido em campo, a criação ficava a cargo do jovem Marinho, de apenas 17 anos, que mostrou qualidade nos dribles e personalidade, mas faltava experiência para comandar o Tricolor. Percebendo a fragilidade tricolor, o Náutico decidiu atacante no fim da primeira etapa e só não marcou em duas oportunidades graças a duas defesas espetaculares de Fernando Henrique, com os pés, a primeira aos 37 minutos, num chute do lateral Berg, que estava sozinho na pequena área, e a segunda aos 41, numa conclusão de Felipe, também na pequena área, após receber belo passe de Geraldo.


Segundo tempo

O Fluminense voltou para o segundo tempo com a mesma formação do primeiro, e assim como na etapa inicial, levou perigo ao gol do Timbu logo após o apito inicial. Marinho fez grande jogada pela esquerda e cruzou para a área, mas David, desatento, perdeu excelente oportunidade e deixou a bola bater na canela e sair em vez de concluir para o gol.

Dois minutos depois foi a vez de Léo Itaperuna, pela direita, assustar o goleiro Eduardo, ao puxar um contra-ataque em velocidade e chutar rente à trave direita do goleiro alvirrubro. Apoiado pela torcida, o Tricolor foi com tudo para cima do adversário e conseguiu um pênalti aos sete minutos. Alan fez boa jogada pela esquerda e acabou derrubado por Paulo Almeida, mas na cobrança, Carlinhos bateu mal e Eduardo evitou o gol tricolor.

O erro do lateral não desanimou o restante do grupo e, aos 11 minutos, novamente Léo Itaperuna quase marcou, numa cabeçada que obrigou Eduardo a se esticar todo para mandar a escanteio. Aos 14, foi a vez de o Náutico levar perigo pela primeira vez. Felipe chutou por cobertura e acertou a trave de Fernando Henrique. No rebote, Wellington chutou e o goleiro tricolor fez mais uma grande defesa, mas a arbitragem já havia marcado impedimento.

Mas aos 26, o Náutico abriu o placar aproveitando a falha de Fernando Henrique, que vinha sendo um dos melhores em campo. Após escanteio cobrado pela esquerda, Wellington cabeceou no canto direito do goleiro tricolor, que pulou mas deixou a bola passar por baixo do corpo e morrer no fundo da rede.

O técnico Renato Gaúcho, que já havia trocado Léo por Maicon, e David por Felipe, sacou Carlinhos para colocar outro júnior, o atacante Dori. A garotada correu, se esforçou, mas não conseguiu mais levar perigo ao gol de Eduardo. E o Náutico quase ampliou aos 31. Fernando Henrique se redimiu da falha no gol e fez boa defesa em chute à queima-roupa de Felipe. No rebote, Paulo Santos, livre, cabeceou para fora.

Para piorar a situação, aos 40 minutos, Dieguinho levou a mão à coxa esquerda e saiu, deixando o time com dez em campo. Mesmo assim, o Fluminense continuou pressionando, mas sem objetividade, e acabou castigado no último lance da partida. Paulo Santos fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Warley, que havia entrado no segundo tempo, só teve o trabalho de escorar e mandar para o fundo da rede de Fernando Henrique.

Nenhum comentário: